A Secretaria Municipal de Saúde informa que as ovitrampas estão sendo utilizadas como uma nova e importante ferramenta no combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Essas armadilhas simples e eficazes ajudam a monitorar e controlar a população desses vetores, contribuindo diretamente para a prevenção de surtos.
Elas funcionam da seguinte forma, um pequeno recipiente com água atrativa é colocado em locais estratégicos. As fêmeas grávidas dos mosquitos são atraídas e depositam seus ovos em uma paleta especial na armadilha. Essa paleta é recolhida periodicamente para análise, permitindo identificar as áreas com maior infestação e direcionar ações de combate mais eficazes.
Com o uso das ovitrampas, é possível detectar precocemente os focos de reprodução do mosquito, eliminar uma geração inteira antes que os insetos nasçam e direcionar as equipes de vigilância para os locais com maior risco. Dessa forma, é possível agir com rapidez e precisão, protegendo a saúde da população reservense.
A colaboração é essencial. Manter o quintal limpo, evitar água parada e receber bem os agentes que instalarão em pontos selecionados os equipamentos.
Fonte – Com informações da Prefeitura Municipal de Reserva.
Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…
Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…
O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…
Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…
A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…