Paraná

MPPR denuncia empresário por golpes a 120 produtores rurais no Paraná

O Ministério Público do Paraná em Guaraniaçu, no Oeste do estado, denunciou nesta sexta-feira, 10 de outubro, um empresário, de 72 anos, do ramo de cereais que aplicou golpes contra, pelo menos, 120 vítimas, no município de Campo Bonito, que integra a comarca. Ele era proprietário de uma empresa cerealista e, mesmo após vender o seu negócio para uma Cooperativa da região, continuou negociando grãos com diversos agricultores, adquirindo e recebendo mercadorias sem realizar os respectivos pagamentos. Com os golpes, ele teria obtido enriquecimento ilícito de R$ 20,3 milhões. Ele possui um mandado de prisão em aberto e é considerado foragido pela polícia.

De acordo com as apurações, o denunciado, que possuía o negócio há cerca de 30 anos na região, atuava no ramo armazenando nos silos de sua propriedade sacas de soja e trigo de agricultores. Os produtos eram por ele comercializados e os pagamentos posteriormente feitos aos produtores rurais. Entretanto, no dia 6 de junho deste ano ele assinou contrato de venda de sua empresa para uma conhecida Cooperativa, sem que a transação fosse comunicada aos produtores dos grãos.

As vítimas descobriram o golpe no dia 21 de julho deste ano quando, ao se deslocaram até o estabelecimento comercial do denunciado, descobriram que ele havia encerrado as atividades da empresa e que o local havia sido vendido. Na denúncia, a Promotoria de Justiça pondera que ele se aproveitava da relação de confiança que possuía com diversos produtores rurais e agricultores para aplicar os golpes. As investigações apontaram que ele teria praticado crimes semelhantes em anos anteriores nos municípios de Capanema e Catanduvas, sendo que esses crimes já encontram-se prescritos.

Ele foi denunciado por 124 ocorrências do crime de estelionato (Art 171 do Código Penal), sendo que em 38 casos as vítimas eram idosos. Além da condenação às penas previstas em lei, o Ministério Público também requer o pagamento de valor mínimo a título de reparação aos danos causados às vítimas.

Fonte – MPPR.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Adolescente de 13 anos desaparece de Casa Lar em Tibagi

Uma adolescente de 13 anos, identificada como Rafaela Crespin, está desaparecida desde a manhã desta…

8 minutos ago

Agência do Trabalhador de Reserva divulga novas vagas de emprego; confira

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou novas oportunidades de emprego para diferentes áreas. Entre as…

37 minutos ago

Alunos do Paraná criam material de construção sustentável a partir de casca de laranja

Nas escolas da rede estadual, a formação técnica de qualidade, viabilizada por meio do incentivo…

2 horas ago

Empreendedor comemora 32 anos da Charming Jóias e agradece a todos que fizeram parte da história

O empreendedor Jairo Morais, proprietário da Charming Jóias, completa 32 anos de trajetória no mercado…

2 horas ago

PMPR e PF apreendem mais de 11 toneladas de maconha em operação na BR-277

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), realizou,…

2 horas ago

Homem morre após sequestrar idoso e capotar carro no Paraná

Um homem de 29 anos morreu neste domingo (12) após sequestrar um idoso de 70…

2 horas ago