Paraná

TJPR manda prefeito de Maringá apagar vídeo com desinformação sobre menores

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) determinou que o prefeito de Maringá, no Norte Central do estado, retire de suas redes sociais um vídeo que, segundo o Ministério Público do Paraná (MPPR), propaga desinformação e viola direitos de crianças e adolescentes. A decisão, divulgada nesta terça-feira (14), foi proferida pela 12ª Câmara Cível do TJPR e atende a um recurso do MPPR após decisão de primeira instância que havia negado o pedido liminar.

O vídeo, publicado pelo agente público, faz referência a um episódio ocorrido em 27 de julho, quando uma criança e dois adolescentes causaram danos a uma escola do município. Na gravação, o prefeito afirma que os menores não poderiam ser responsabilizados por serem menores de idade. No entanto, o MPPR esclarece que a declaração é falsa, já que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê medidas socioeducativas e protetivas em casos desse tipo.

A Promotoria de Justiça de Maringá destacou ainda que o conteúdo do vídeo incitou a opinião pública de forma “irresponsável e ilegal”, ao distorcer informações e explorar o caso com viés político. Segundo o MPPR, o material também expôs indevidamente a diretora da escola, servidores e políticos, reforçando o caráter sensacionalista da publicação.

As investigações apontaram que, após a divulgação do vídeo, as crianças e adolescentes envolvidos foram alvo de ameaças, perseguições e constrangimentos, o que levou um deles a ser retirado de casa por segurança. O MPPR enfatizou que a liberdade de expressão deve respeitar o direito à informação verídica e a proteção integral da infância.

O prefeito poderá ser multado em R$ 1 mil por dia caso não retire o vídeo do ar. Além disso, o MPPR pede, no mérito da ação civil pública, o pagamento de R$ 500 mil em indenização por danos morais coletivos causados à infância e juventude.

Fonte – Com informações do MPPR.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Após chuvas, Reserva e mais 4 localidades da região estão com o abastecimento paralisado devido à falta de energia

A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…

13 horas ago

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…

15 horas ago

Tornado causa destruição e deixa 6 mortos e ao menos 430 feridos no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…

16 horas ago

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…

16 horas ago

Veiculo colide contra caminhão estacionado e deixa condutora com lesões graves

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…

1 dia ago

Catálogo de produtos artesanais da região será lançado durante a ExpoIpiranga

A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…

1 dia ago