Saúde

Governo do Estado intensifica vacinação em escolas públicas e privadas

A Campanha Estadual de Multivacinação, que segue até 31 de outubro, ganha reforço nas escolas do Paraná, que recebem profissionais da saúde para imunizar crianças e jovens nas instituições. A ação, coordenada pelas secretarias estaduais da Saúde e da Educação, e feita pelas equipes municipais, envolve 7.392 escolas públicas e 500 particulares nos 399 municípios paranaenses.

“As ações de vacinação em escolas se estendem durante todo o ano e devem ganhar ainda mais força com a Campanha de Multivacinação e o período de matrículas e rematrículas, já que os pais precisam apresentar a declaração de atualização vacinal”, disse o secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves.

De abril a setembro de 2025 foram aplicadas 198.149 doses em ambiente escolar, sendo 145.970 de influenza, 6.745 vacinas contra a Covid-19 e 45.434 doses de vacinas da rotina.

Foram avaliadas 467.610 cadernetas de vacinação e realizadas ações em 169 Associações de Pais e Amigos do Excepcionais (APAEs), 1.191Centros Muncipais de Educação Infantil (CMEIs), 2.030 escolas municipais, 1.190 escolas estaduais, 85 escolas particulares e 10 universidades.

A meta é reforçar a imunização para mais de 2,4 milhões de estudantes, com aplicação de vacinas contra influenza, febre amarela, Covid-19 e HPV, assim como atualizar toda a caderneta de vacinação. Antes de cada aplicação, as equipes de saúde avaliam a carteirinha do estudante para determinar quais vacinas ele poderá receber.

Protegidos – O termo de consentimento, assinado pelos pais, assim como a apresentação da caderneta de vacinação no dia do evento, são obrigatórios para a aplicação das vacinas nas escolas. Os responsáveis poderão acompanhar o processo presencialmente nas instituições de ensino. Os que não autorizarem a imunização deverão apresentar, no prazo de até 30 dias, a declaração de atualização vacinal, emitida por uma unidade de saúde.

As escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Secretaria da Saúde de seu município para agendar a ação. O Dia D de mobilização será neste sábado (18) em todos os municípios do Paraná.

Além de proteger os estudantes contra doenças imunopreveníveis, a campanha fortalece o vínculo entre escola, família e comunidade, promovendo o cuidado integral dos estudantes.

Fonte – Agência Estadual de Notícias.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

AMCG define nova coordenação de Esportes nos Campos Gerais

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) definiu, nesta semana, a nova coordenação da…

16 minutos ago

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

17 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

19 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

19 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

20 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

20 horas ago