A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) confirmou nesta segunda-feira (20) a primeira morte por intoxicação por metanol no estado. A vítima é um homem de 55 anos, morador de Foz do Iguaçu, no oeste paranaense, que morreu após consumir bebida alcoólica contaminada.
De acordo com a Sesa, o homem deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na última terça-feira (14), apresentando dor abdominal e relatando ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior. Ele possuía doenças crônicas e comorbidades, e não resistiu, morrendo ainda na unidade de saúde.
Exames laboratoriais confirmaram a presença de metanol no organismo, o que levou à confirmação da morte como o primeiro caso do tipo no Paraná. A Prefeitura de Foz do Iguaçu informou que a bebida consumida pela vítima foi recolhida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na sexta-feira (17) para análise.
Outro caso semelhante, também em Foz do Iguaçu, está sob investigação. A vítima é um homem de 47 anos, encontrado morto em casa. Segundo a Sesa, há indícios de que as duas mortes possam estar relacionadas.
O secretário de Saúde em exercício, César Neves, fez um alerta à população sobre os riscos de consumir bebidas de procedência duvidosa. “Se tivermos sintomas, especialmente de 6 a 72 horas após a ingestão de bebida alcoólica, como embriaguez mais pronunciada e prolongada, procure uma UPA ou serviço de pronto atendimento”, reforçou. Ele também orientou evitar bebidas com preços muito baixos, sem rótulo ou com lacre violado.
Até o momento, o Paraná já registrou 22 notificações relacionadas à intoxicação por metanol: cinco casos confirmados (um com morte), 14 descartados e dois sob investigação — um em Foz do Iguaçu e outro em Curitiba. Na capital, uma mulher de 49 anos está internada em estado estável, e outros dois pacientes permanecem hospitalizados.
As autoridades de saúde reforçam que bebidas devem ser compradas apenas em locais confiáveis, com selo de controle e registro junto ao Mapa. Rótulos borrados, suspeitos ou embalagens abertas são sinais de alerta. Em caso de sintomas, a recomendação é buscar atendimento médico imediato e notificar os serviços de toxicologia.
Fonte – Com informações de G1.
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens…
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou na última sexta-feira (17) a implantação em residências…
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (20) que vai reduzir em 4,9% o preço da gasolina…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 150 quilos de maconha, um fuzil e…
O Parque das Famílias, em Reserva, será palco do Festival “Conectados com Deus” no dia…
A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Lazer, junto…