Agropecuária

Reserva fortalece parceria com UEPG para impulsionar agricultura orgânica e sustentável

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (CMDLISR), realizou na última terça-feira (21) uma visita técnica à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com o objetivo de fortalecer ações voltadas à produção orgânica e sustentável no município.

Participaram do encontro o secretário Ediam Carlos Groto, o engenheiro agrônomo Dulcídio Artur Carneiro Becher, a técnica agrícola Beatriz Hanchuk e o presidente do CMDLISR, Paulo Kochianuk. A equipe de Reserva foi recebida pelos professores Pedro Henrique Weirich Neto, Jaime Alberti Gomes e pela técnica Tainara Moura.

Durante a visita, os representantes conheceram a Fazenda Escola da UEPG, onde puderam observar projetos de agroecologia e manejo orgânico desenvolvidos pela universidade — iniciativas que unem inovação, ciência aplicada e compromisso ambiental.

Um dos principais temas abordados foi o Programa Paraná Mais Orgânico, do Governo do Estado, que oferece assistência técnica gratuita para agricultores em transição da produção convencional para a orgânica. O programa também incentiva práticas sustentáveis e busca ampliar a venda institucional de produtos orgânicos, com a meta de tornar a merenda escolar 100% orgânica até 2030.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, essa parceria com a UEPG representa um avanço estratégico para o desenvolvimento rural de Reserva, promovendo uma agricultura mais saudável, sustentável e economicamente viável.

Fonte – Com informações da Secretaria de Agricultura de Reserva.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

14 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

16 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

16 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

16 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

17 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

17 horas ago