Regional

Campos Gerais lança programa pioneiro para fortalecer segurança e sustentabilidade no turismo

A Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur Campos Gerais) anunciou o lançamento do Programa Campos Gerais Turismo Mais Seguro, uma iniciativa inédita que busca transformar a região em referência nacional em turismo de natureza seguro, sustentável e responsável.

Idealizado em parceria com o Sebrae e com o apoio de órgãos públicos locais, o programa tem como foco implantar uma cultura de segurança, qualificação e sustentabilidade nas atividades turísticas dos Campos Gerais. A proposta pretende envolver desde gestores públicos até empreendedores do setor, promovendo capacitação, padronização de práticas e adoção de normas técnicas oficiais.

Entre as ações previstas estão oficinas, treinamentos práticos e campanhas de sensibilização sobre boas práticas, além do desenvolvimento de protocolos de prevenção de riscos e monitoramento baseados na ABNT NBR ISO 21101, norma internacional que orienta a gestão de segurança em atividades de aventura.

O presidente da Adetur Campos Gerais, Guilherme Forbeck, destaca que o projeto representa um divisor de águas para o turismo regional.

“A segurança é um pilar essencial para o fortalecimento do turismo de natureza. Com o Programa Campos Gerais Turismo Mais Seguro, estamos criando uma rede de cooperação entre poder público e empreendedores, que vai elevar o padrão de qualidade e confiança das experiências turísticas oferecidas na região”, afirmou.

Segundo Forbeck, a iniciativa também reforça o compromisso da Adetur com um turismo responsável, competitivo e sustentável, alinhado às boas práticas internacionais.

O Campos Gerais Turismo Mais Seguro será incorporado às estratégias de promoção e comunicação turística, consolidando o posicionamento da região como um dos destinos mais seguros e sustentáveis do Brasil. A expectativa é que o programa impulsione o desenvolvimento territorial, fortalecendo o turismo como vetor de crescimento econômico e valorização ambiental nos Campos Gerais do Paraná.

Fonte – Com informações de Adetur Campos Gerais.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Quatro milhões de beneficiários devem fazer prova de vida no INSS

Quatro milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão de fazer prova…

12 horas ago

Governo do Paraná propõe ampliar número de colégios cívico-militares a partir de 2026

O Governo do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa (Alep) um projeto de lei que amplia…

12 horas ago

Paraná tem crescimento três vezes superior ao do país em agosto, segundo Banco Central

A atividade econômica do Estado do Paraná, apresentou expansão de 1,5% em agosto de 2025,…

14 horas ago

PRF escolta indígenas resgatados de condições análogas à escravidão

O Ministério do Trabalho e Emprego resgatou 57 trabalhadores em condições análogas à escravidão em…

14 horas ago

Atletas de Reserva vão participar do “Guará Fight”, competição de artes marciais em Guaratuba

Dois atletas de Reserva se preparam para representar o município no Guará Fight, evento de…

14 horas ago

Incêndio destrói aviário e mata 65 mil pintinhos no Paraná

Um incêndio destruiu parte de um aviário e provocou a morte de cerca de 65…

14 horas ago