Economia

Paraná tem crescimento três vezes superior ao do país em agosto, segundo Banco Central

A atividade econômica do Estado do Paraná, apresentou expansão de 1,5% em agosto de 2025, em comparação ao mês anterior. Essa taxa, ajustada sazonalmente, é a maior entre os 13 estados pesquisados pelo Banco Central no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR). O estudo foi feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e divulgado nesta sexta-feira (24).

O Paraná superou as médias de Rio Grande do Sul (0,64%), São Paulo (-0,03%), Bahia (-0,04%), Rio de Janeiro (-0,27%), Pará (-0,53%), Ceará (-0,62%), Espírito Santo (-0,85%), Pernambuco (-0,89%), Goiás (-1,10%), Santa Catarina (-1,27%), Minas Gerais (-1,36%) e Amazonas (-3,18%).

No confronto com ao resultado nacional, o crescimento paranaense foi três vezes superior, visto que a atividade econômica brasileira avançou 0,40% no período.

O alto desempenho do Paraná pode ser atribuído principalmente à indústria, que contabilizou incremento de 4,2% no seu volume de produção em agosto, na comparação com julho, de acordo com o IBGE. Adicionalmente, a produção estadual de grãos registrou crescimento de 23% em relação à safra de 2024.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, celebrou o resultado. “Com a menor taxa de desemprego da nossa história e atração de investimentos crescentes, como os leilões da B3 apontaram essa semana, o Paraná continua em franca evolução, com uma economia cada vez mais dinâmica”, afirma.

Segundo Jorge Callado, diretor-presidente do Ipardes, a performance da atividade econômica do Estado é resultado do propício ambiente para o desenvolvimento produtivo. “O investimento em infraestrutura, propiciado pelo equilíbrio das contas públicas, o elevado patamar do capital humano, os incentivos governamentais e a competência da classe empresarial explicam os destacados resultados”, analisa.

Já o secretário do Planejamento do Paraná, Ulisses Maia, ressalta a prioridade conferida ao bem-estar da população. “No Estado, não há dúvida quanto aos ganhos sociais derivados do crescimento econômico, com a geração de emprego e renda aos paranaenses”, afirma.

Fonte – Agência Estadual de Notícias.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Campos Gerais lança programa pioneiro para fortalecer segurança e sustentabilidade no turismo

A Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur Campos Gerais) anunciou o lançamento…

12 horas ago

Quatro milhões de beneficiários devem fazer prova de vida no INSS

Quatro milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão de fazer prova…

12 horas ago

Governo do Paraná propõe ampliar número de colégios cívico-militares a partir de 2026

O Governo do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa (Alep) um projeto de lei que amplia…

12 horas ago

PRF escolta indígenas resgatados de condições análogas à escravidão

O Ministério do Trabalho e Emprego resgatou 57 trabalhadores em condições análogas à escravidão em…

14 horas ago

Atletas de Reserva vão participar do “Guará Fight”, competição de artes marciais em Guaratuba

Dois atletas de Reserva se preparam para representar o município no Guará Fight, evento de…

14 horas ago

Incêndio destrói aviário e mata 65 mil pintinhos no Paraná

Um incêndio destruiu parte de um aviário e provocou a morte de cerca de 65…

14 horas ago