Economia

Paraná tem crescimento três vezes superior ao do país em agosto, segundo Banco Central

A atividade econômica do Estado do Paraná, apresentou expansão de 1,5% em agosto de 2025, em comparação ao mês anterior. Essa taxa, ajustada sazonalmente, é a maior entre os 13 estados pesquisados pelo Banco Central no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR). O estudo foi feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e divulgado nesta sexta-feira (24).

O Paraná superou as médias de Rio Grande do Sul (0,64%), São Paulo (-0,03%), Bahia (-0,04%), Rio de Janeiro (-0,27%), Pará (-0,53%), Ceará (-0,62%), Espírito Santo (-0,85%), Pernambuco (-0,89%), Goiás (-1,10%), Santa Catarina (-1,27%), Minas Gerais (-1,36%) e Amazonas (-3,18%).

No confronto com ao resultado nacional, o crescimento paranaense foi três vezes superior, visto que a atividade econômica brasileira avançou 0,40% no período.

O alto desempenho do Paraná pode ser atribuído principalmente à indústria, que contabilizou incremento de 4,2% no seu volume de produção em agosto, na comparação com julho, de acordo com o IBGE. Adicionalmente, a produção estadual de grãos registrou crescimento de 23% em relação à safra de 2024.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, celebrou o resultado. “Com a menor taxa de desemprego da nossa história e atração de investimentos crescentes, como os leilões da B3 apontaram essa semana, o Paraná continua em franca evolução, com uma economia cada vez mais dinâmica”, afirma.

Segundo Jorge Callado, diretor-presidente do Ipardes, a performance da atividade econômica do Estado é resultado do propício ambiente para o desenvolvimento produtivo. “O investimento em infraestrutura, propiciado pelo equilíbrio das contas públicas, o elevado patamar do capital humano, os incentivos governamentais e a competência da classe empresarial explicam os destacados resultados”, analisa.

Já o secretário do Planejamento do Paraná, Ulisses Maia, ressalta a prioridade conferida ao bem-estar da população. “No Estado, não há dúvida quanto aos ganhos sociais derivados do crescimento econômico, com a geração de emprego e renda aos paranaenses”, afirma.

Fonte – Agência Estadual de Notícias.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

14 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

16 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

17 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

17 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

17 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

17 horas ago