Cotidiano

Reserva deve enfrentar queda populacional e envelhecimento acelerado até 2050, aponta IBGE

A população de Reserva deve diminuir nos próximos 25 anos, passando de 24.768 para 21.164 habitantes até o ano de 2050, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento faz parte do estudo de Projeção Populacional 2025–2050 e revela mudanças significativas no perfil demográfico do município.

Apesar da queda no número total de moradores, o dado mais marcante é o avanço da urbanização: a estimativa mostra que 90,6% dos reservenses viverão na área urbana e apenas 9,4% permanecerão na zona rural. Isso reflete um movimento contínuo de migração interna, com o esvaziamento do campo e a concentração da população na cidade.

População escolar deve encolher

Outro dado importante é o da população em idade escolar (0 a 24 anos), projetada em 4.710 pessoas, o equivalente a 22,25% da população total. O grupo mais numeroso será o de jovens entre 18 e 24 anos (1.285 pessoas), seguido por crianças de 6 a 10 anos (973) e de 0 a 3 anos (767).

A tendência, segundo o IBGE, é de redução gradual no número de crianças e adolescentes, o que deve impactar diretamente a rede educacional e o planejamento das políticas públicas voltadas à infância e juventude nas próximas décadas.

Envelhecimento populacional

A pesquisa mostra ainda um processo acelerado de envelhecimento da população. O índice de envelhecimento estimado é de 235,9, o que significa que haverá 235 idosos para cada 100 jovens com menos de 15 anos. Esse dado reforça a necessidade de investimentos em saúde, acessibilidade e programas de qualidade de vida para a terceira idade.

O índice de dependência — que mede a proporção de pessoas fora da idade economicamente ativa — está projetado em 84,7, indicando um cenário de pressão sobre o sistema previdenciário e o mercado de trabalho.

Mais mulheres que homens

A projeção também aponta que as mulheres continuarão sendo maioria em Reserva, representando 51,8% da população, contra 48,1% de homens. Essa diferença tende a se manter estável, acompanhando a média estadual.

Desafios para o futuro

A redução populacional, combinada ao envelhecimento e à migração para a zona urbana, deve exigir novas estratégias de desenvolvimento do município. O desafio será equilibrar a infraestrutura urbana, a oferta de serviços públicos e a geração de empregos diante de um cenário com menos jovens e mais idosos.

De acordo com especialistas, a tendência é que os próximos anos sejam marcados por um crescimento urbano mais concentrado, ao mesmo tempo em que a população total se estabiliza ou diminui. A projeção do IBGE indica que Reserva deverá enfrentar um novo perfil demográfico, com menos habitantes, mas uma população mais idosa, urbana e feminina.

Fonte – Com informações do IPARDES/IBGE.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Suspensão de tarifas pela China favorece relação com EUA, mas soja brasileira segue mais competitiva

A decisão da China de suspender parte das tarifas retaliatórias sobre produtos agrícolas dos Estados…

10 horas ago

Morador reclama de lâmpada queimada e escuridão em rua do bairro Saraiva, em Reserva

Um morador do bairro Saraiva, em Reserva, tem reclamado da falta de iluminação pública na…

11 horas ago

Coamo tem vaga para vendedor de peças em Reserva

A Coamo está com vaga aberta para vendedor de peças na cidade de Reserva. De…

11 horas ago

Aposta de Cândido de Abreu acerta cinco números da Mega-Sena e fatura mais de R$ 34 mil

Uma aposta feita em Cândido de Abreu, no Centro do Paraná, foi uma das seis…

11 horas ago

Polícia procura homem que sequestrou e deixou ex-esposa baleada para morrer em Ponta Grossa

A Polícia Civil do Paraná está à procura de Jelson Luiz Romão, de 52 anos,…

12 horas ago

Educação abre inscrições para curso online e gratuito de espanhol; inscrições estão abertas

A Secretaria da Educação do Paraná (Seec-PR) abriu as inscrições para o curso gratuito e…

12 horas ago