Economia

Reserva é destaque na geração de empregos e apresenta um dos melhores resultados dos últimos anos

Se ao longo dos primeiros oito meses do ano de 2025, os números da geração formal de empregos no município de Reserva não foram muito satisfatórios, o mesmo não pode se dizer do resultado obtido no mês de setembro, segundo o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado nesta quinta-feira, dia 30, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Reserva registrou em setembro de 2025, a criação de 65 novos postos de trabalho formal ((emprego com carteira assinada), resultado da contratação de 200 profissionais e o desligamento de 135.

Além de ser uns dos melhores resultados dos últimos 4 anos, foi a primeira vez em 8 anos que todos os setores de atividade econômica do município de Reserva registraram números positivos na geração de empregos.

O grande destaque do mês de setembro ficou por conta da agropecuária reservense, que criou 29 novos postos de trabalho, seguida pelo setor de serviços, que criou 13 novos postos, do setor de comércio, que criou 12 novas vagas, o setor de indústria com 8 novos postos e o setor da construção que criou 3 novos postos de trabalho.

Os números surpreenderam, já que a economia não tem mostrado resultados satisfatórios, mas como comparação, de janeiro a agosto de 2025, Reserva tinha criado um total de 51 novos postos de trabalho, uma média mensal de 6,3 postos de trabalho, e agora em um único mês, criou 65 novos postos.

Veja os gráficos:

Resultado dos últimos 25 meses em Reserva:

Acumulado em 2025

De janeiro a setembro de 2025, o saldo em Reserva foi positivo, com a criação de 116 novos postos de trabalho, fruto de 1.574 contratações e 1.458 demissões.

Os números do Caged são coletados das empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada, enquanto que os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são obtidos por meio de pesquisa domiciliar, e abrangem também o setor informal da economia.

No Paraná

O Paraná voltou a registrar saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada em setembro e agora acumula a abertura de 121 mil vagas de trabalho formais criadas em 2025, o que coloca o Estado como terceiro maior empregador do País no ano.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

11 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

13 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

14 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

14 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

14 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

14 horas ago