Paraná

Vacina contra vírus sincicial respiratório para gestantes passa a integrar o SUS

As gestantes paranaenses contarão ainda neste ano com um novo imunizante no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O Ministério da Saúde anunciou o envio das doses aos estados a partir da segunda quinzena de novembro. O Paraná já se organiza para vacinar as 138.008 gestantes, número estimado de mulheres aptas a serem vacinadas.

O novo imunizante será aplicado em dose única em mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade materna. O objetivo é proteger o recém-nascido nos primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade para doenças graves causadas pelo VSR, como bronquiolite e pneumonia. A gestante, ao ser vacinada, transfere anticorpos ao feto através da placenta, reduzindo os riscos de infecção grave e complicações respiratórias.

“A incorporação deste novo imunizante é um passo muito significativo para a saúde pública. É um ganho importante ao cuidado da mãe e do seu bebê, pois vacinando as gestantes contra o VSR elas conferem imunidade passiva ao seu filho, protegendo-o contra infecção grave durante os primeiros meses de vida”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já iniciou o planejamento técnico e operacional para a chegada do novo imunizante, incluindo capacitações das equipes municipais sobre armazenamento, aplicação e registro das doses. Assim que o Ministério da Saúde confirmar o envio, as vacinas serão distribuídas às regionais e repassadas aos municípios.

“O vírus, no inverno passado, atingiu muitas pessoas, chegando a fazer vítimas. A vacinação está à disposição, nós já estamos nos organizando para fazer a melhor vacinação contra o vírus sincicial respiratório aqui no Paraná”, acrescentou o secretário.

O vírus sincicial respiratório é uma das principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês, especialmente nos menores de seis meses. A infecção pode evoluir para quadros graves, exigindo internação hospitalar.

De acordo com o Informe Epidemiológico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves da Sesa, o VSR é identificado anualmente como um dos vírus mais prevalentes nas amostras testadas pelo Lacen/PR, reforçando a importância da imunização preventiva.

Durante a gestação, as vacinas atuam em dose dupla: protegem a mãe e o bebê.

Pelo SUS, o calendário nacional inclui os seguintes imunizantes recomendados para gestantes:

– Dupla adulto (dT)

– dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto)

– Hepatite B

– Influenza (gripe)

– Covid-19

– E, a partir deste ano, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

A Sesa orienta que todas as gestantes procurem a unidade de saúde de referência para se informar sobre as doses indicadas e o cronograma de aplicação.

Fonte – Agência Estadual de Notícias.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Campeonato de beach tennis reúne 300 atletas em novembro no Paraná

A sétima edição do Jurema Open de Beach Tennis, que acontece de 13 a 16…

4 minutos ago

Detenta encontra e devolve R$ 8 mil durante trabalho externo no Paraná

Uma mulher presa em Sengés, nos Campos Gerais do Paraná, deu exemplo de honestidade ao…

35 minutos ago

PRF apreende celulares escondidos em carreta na BR-116 no Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde de quinta-feira (06), grande quantidade de aparelhos…

43 minutos ago

Rompimento de adutora pode causar falta de água em Reserva nesta sexta-feira (07)

A Sanepar informou que um rompimento de adutora ocorrido nesta sexta-feira (07) no sistema de…

53 minutos ago

Dia do Radialista é comemorado nesta sexta-feira (7) em todo o Brasil

O Brasil celebra nesta sexta-feira (7) o Dia do Radialista, data dedicada a homenagear os…

3 horas ago

Milon apresenta coleção Alto Verão com tons de amarelo, azul-marinho, preto e cáqui

Conhecida por traduzir as tendências de alta costura do universo da moda para o público…

3 horas ago