Paraná

Governo do Estado acelera reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu com obras emergenciais

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, fez nesta segunda-feira (10) um balanço das ações de reconstrução em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que devastou 90% do município. Ele acompanha desde sábado (8) as equipes estaduais e voluntários mobilizados para restabelecer a infraestrutura e apoiar as famílias atingidas.

Guto Silva chegou à região com o governador Ratinho Junior e, ainda no fim de semana, visitou estruturas de alojamento e o ginásio municipal de Laranjeiras do Sul, ponto de apoio para recebimento e triagem de doações. No domingo, coordenou reunião com representantes de órgãos governamentais e voluntários para definir prioridades. Nesta segunda-feira, comandou uma reunião técnica com o prefeito Sezar Bovino para alinhar novas frentes de trabalho.

Entre as medidas emergenciais, Guto destacou que cerca de 50% da energia elétrica já foi restabelecida, com a troca de mais de 600 postes danificados. O abastecimento de água chegou a 100%, com ajustes em andamento, e o sinal de telefonia começa a ser retomado.

O Governo do Estado, por meio da Cohapar, articula a construção emergencial de moradias com empresas especializadas em modelos rápidos. O governo também prevê auxílio de até R$ 50 mil para compra de materiais de construção, enquanto equipes do Crea-PR avaliam as condições das casas e universidades estaduais mobilizam psicólogos para atender a população.

Para Guto Silva, a reconstrução será gradual. “Hoje a cidade está na UTI. É uma recuperação dia após dia, mas já nesta semana teremos casas sendo erguidas e limpeza em ritmo acelerado, o que ajuda a devolver a autoestima da população”, disse.

Fonte – Assessoria de Comunicação.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

6 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

9 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

11 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

14 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

14 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

14 horas ago