O Brasil é um país tropical, onde o calor está presente em quase todos os meses. À medida que nos aproximamos do fim do ano, o sol se torna mais intenso e as atividades ao ar livre ganham espaço, parques, praias e piscinas voltam à rotina das famílias. Nesse período, a atenção com a pele das crianças deve ser redobrada, já que a exposição ao sol e às altas temperaturas pode causar irritações, ressecamento e queimaduras se não houver os cuidados adequados.
Confira algumas dicas!
1. Escolha o protetor solar certo
A partir dos seis meses, o uso do protetor solar é liberado. Antes disso, a recomendação é evitar exposição direta ao sol e apostar em barreiras físicas, como roupas e chapéus. Prefira filtros minerais (físicos), com dióxido de titânio ou óxido de zinco, que formam uma camada protetora sobre a pele e são menos propensos a causar alergias. Aplique cerca de 20 minutos antes da exposição e reaplique a cada duas horas, especialmente após mergulhos ou transpiração intensa.
Dica: para o rosto e áreas pequenas, versões em bastão facilitam a aplicação e evitam o incômodo do produto escorrendo nos olhos.
Dica 2: Consulte sempre um dermatologista, ele vai te ajudar a escolher o melhor protetor solar para seu filho.
2. Roupas leves são aliadas
Tecidos leves, de algodão ou com proteção UV, ajudam a manter a pele ventilada e livre de atrito. Chapéus de aba larga e óculos infantis com proteção UVA/UVB também são bem-vindos. Evite roupas sintéticas, que dificultam a transpiração e podem favorecer as temidas brotoejas.
3. Hidratação é palavra de ordem
A hidratação deve acontecer de dentro para fora e de fora para dentro. Ofereça líquidos com frequência (leite materno, água, sucos naturais, conforme a idade) e use hidratantes suaves e hipoalergênicos após o banho, quando a pele ainda está levemente úmida, pois isso ajuda a reter a umidade natural. Os óleos corporais infantis também são ótimos aliados para manter o toque macio e reforçar a barreira cutânea, e loções hidratantes, como as da linha Cheirinho de Bebê, marca com mais de 30 anos de tradição em produtos infantis. Com fragrâncias suaves e fórmulas desenvolvidas especialmente para a pele delicada das crianças, a marca oferece um aliado na hora dos cuidados.
4. Banhos curtos e refrescantes
Durante o calor, é comum querer dar mais banhos ao longo do dia. Tudo bem, desde que sejam rápidos (5 a 10 minutos), com água morna e sabonetes suaves, próprios para uso infantil. Evite banhos muito quentes, que removem a oleosidade natural da pele e aumentam o risco de ressecamento.
Uma boa opção é o Sabonete Líquido Glicerina Cheirinho de Bebê, que, com seu pH fisiológico, limpa e protege a pele delicadamente, enquanto a glicerina ajuda a manter a hidratação natural, deixando a pele macia e com aquele cheirinho característico que remete ao cuidado e ao conforto.
5. Cuidado com o sol direto
Evite expor o pequeno ao sol entre 10h e 16h, período de maior intensidade dos raios UV. Se for inevitável sair, mantenha o carrinho ou a barraca em áreas sombreadas e com ventilação adequada. Mesmo na sombra, o uso de chapéu e roupas com proteção UV continua indispensável, já que a radiação reflete em superfícies como areia e água.
6. Atenção aos sinais da pele
Vermelhidão persistente, coceiras, bolinhas ou áreas ressecadas podem indicar irritação ou alergia. Nesses casos, suspenda o produto e procure orientação médica.
Mas lembre-se, o ideal é sempre fazer um pequeno teste antes de aplicar novos produtos em toda a pele da criança.
Fonte – Assessoria de Comunicação.
A Prefeitura de Reserva, em parceria com o novo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência…
No CEPA, Centro de Espiritualidade Passionista, neste domingo, 09 de novembro, a Diocese de Ponta…
Pesquisa realizada pela OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online do país,…
O Vamos Ler – Geração Digital iniciou a quarta semana de premiações do Concurso de…
O Lobascz Supermercado, em parceria com a Liquigás, está participando da promoção “Botijão do Milhão”,…
Um grave acidente envolvendo duas carretas e uma van deixou um caminhoneiro morto e pelo…