Cotidiano

Antes e depois de Rio Bonito do Iguaçu: imagens de satélite mostram a dimensão dos estragos após o desastre

Imagens espaciais e um ortomosaico com o antes e o depois do tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, auxiliam a Defesa Civil Nacional a mensurar a dimensão dos danos provocados pelo fenômeno. O material também tem ajudado no planejamento das ações de resposta e reconstrução da cidade.

Desde o primeiro momento após o desastre, equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) estão em Rio Bonito do Iguaçu para apoiar a prefeitura e a defesa civil municipal no levantamento dos danos e prejuízos e na instrução processual necessária para a solicitação de recursos federais. Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) auxiliam nesse trabalho. “Nossas equipes estão em campo, o centro da cidade foi muito danificado, com várias edificações destruídas ou destelhadas”, afirmou o diretor substituto do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil da Sedec, Bráulio Eduardo Maia.

Segundo o diretor, um levantamento aéreo foi realizado com drone, cobrindo cerca de 70% a 80% do centro do município. Outro levantamento complementar ainda será realizado, incluindo a zona rural. O material resultou em um acervo de cerca de 1.500 imagens, utilizadas para a produção do ortomosaico, uma composição fotográfica que permite visualizar, com precisão, o panorama geral da área afetada. “O ortomosaico é como se fosse a junção de todas essas fotos, formando uma grande imagem que mostra a cidade por completo. Ele nos ajuda a planejar e contabilizar a reconstrução das casas, além de identificar edificações públicas danificadas que podem receber apoio do Governo Federal”, completou Maia.

Até o momento, a Sedec já aprovou dois planos de trabalho referentes à reconstrução de cinco edificações públicas destruídas em Rio Bonito do Iguaçu. Outros levantamentos continuam em andamento para incluir novas estruturas danificadas. A equipe responsável pela produção e distribuição dos materiais utilizou dados coletados em 10 de novembro, garantindo precisão e atualização das informações. A documentação será encaminhada ao município e a todos os órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil interessados, reforçando a integração das ações entre os entes federados.

Com base nas informações do ortomosaico e nos levantamentos em andamento, a Defesa Civil Nacional seguirá apoiando o município na elaboração dos planos de reconstrução de moradias e de infraestrutura pública danificada.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou o compromisso em prestar assistência imediata à população afetada. “O Governo Federal está mobilizado para apoiar o Paraná. Nossas equipes estão atuando em campo, ao lado das defesas civis estadual e municipais, para garantir atendimento às famílias atingidas e apoiar a reconstrução das áreas afetadas”, afirmou o ministro.

Fonte – Assessoria de Comunicação Social do MIDR.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

PRVias promove melhorias em mais de 400 km nesta semana; confira

A PRVias, uma empresa Motiva, programa 78 frentes de trabalho nesta semana que promovem melhorias…

28 minutos ago

Reserva investe R$ 3 milhões e amplia frota com cinco novos caminhões-caçamba

A Prefeitura recebeu, nesta segunda-feira (17), um reforço significativo para sua frota de maquinários. Cinco…

1 hora ago

Reserva se prepara para a 1ª Feira do Comércio, com programação especial e sorteio de brindes

A cidade de Reserva receberá pela primeira vez a Feira do Comércio, um evento gratuito…

1 hora ago

Consumidores podem renegociar dívidas com a Sanepar via WhatsApp

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou o “Água em Dia +”, um novo…

1 hora ago

Missas são retomadas na Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro em Castro

Poucos meses depois do forte temporal de granizo que destelhou a Igreja Matriz Nossa Senhora…

2 horas ago

PF deflagra Operação Resgate Ilícito contra esquema de contrabando, corrupção e lavagem de dinheiro no Paraná

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18/11), a Operação Resgate Ilícito, com o objetivo de…

2 horas ago