O fim do ano se aproxima e, para muitas pessoas, o último trimestre representa o momento de olhar para trás e perceber que o planejamento financeiro idealizado lá em janeiro ficou pelo caminho. Mas especialistas do Sicoob acreditam que é possível virar o jogo e começar 2026 com mais equilíbrio financeiro e as contas em dia.
“O período de fim de ano é o momento ideal para reavaliar prioridades, reorganizar o orçamento e traçar novos objetivos. Planejar agora é o primeiro passo para fazer diferente em 2026”, afirma Eduardo Trigueiro, educador financeiro do Sicoob.
Para o educador, o ponto de partida é compreender a situação financeira atual: colocar na ponta do lápis quanto se ganha, quanto se gasta e onde o dinheiro tem sido usado, com o intuito de identificar excessos e ajustar hábitos. O uso de ferramentas simples, como anotações mensais, ajuda a visualizar oportunidades de economia e a definir metas concretas, quitar dívidas, criar uma reserva financeira ou começar a investir.
O especialista orienta ainda que é possível iniciar mudanças significativas mesmo nos últimos meses do ano. Pequenas atitudes, como planejar os gastos com festas, presentes e férias, podem evitar o endividamento e abrir espaço para um 2026 mais leve financeiramente. Outra dica é reservar uma parte do 13º salário para objetivos futuros, seja para formar uma poupança ou garantir segurança diante de imprevistos.
Entre as soluções disponibilizadas no mercado estão previdência privada, Tesouro Direto, Recibos de Depósito Cooperativo (RDC), até outros investimentos mais arrojados, como fundos de investimento e ações. Contudo, antes de sair por aí escolhendo produtos de investimentos, é necessário analisar como estes podem se adequar aos objetivos. Previdência privada, por exemplo, é indicada para objetivos de longo prazo. Já o RDC é uma boa pedida para objetivos de curto prazo, como a formação da reserva financeira.
“O planejamento financeiro é uma ferramenta de liberdade e realização. Quando o cooperado se organiza, ele conquista mais autonomia e tranquilidade para aproveitar as oportunidades do novo ano”, reforça Trigueiro.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9,3 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 323 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na tarde nesta segunda (17), em Barra do Turvo…
Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (18), policiais militares do 26º Batalhão, em conjunto…
A Agência do Trabalhador de Reserva realiza nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, a…
A Klabin, empresa reconhecida mundialmente por sua atuação em desenvolvimento sustentável, divulgou o Resumo Público…
A 5ª e última etapa do Grand Prix AMCG de Vôlei 2025 definiu, no último…
Uma notícia revolucionária acaba de transformar o cenário do tratamento oftalmológico: Estudo clínico dá uma…