Agropecuária

Casos de raiva no Paraná acendem alerta no campo e reforçam ações de prevenção nos rebanhos

O Paraná voltou a registrar novos focos de raiva animal, sobretudo na região Oeste, gerando preocupação entre produtores rurais e autoridades sanitárias. Diante do avanço da doença, entidades do setor agropecuário, como o Sistema FAEP, a Adapar e produtores de diversas regiões, intensificaram campanhas de vacinação, vigilância e conscientização para evitar prejuízos à pecuária e riscos à saúde pública.

A raiva é uma doença viral grave, transmitida principalmente por morcegos hematófagos, e pode afetar bovinos, equinos, outros animais de produção e até seres humanos. Por isso, a resposta rápida e preventiva no campo é considerada essencial.

Segundo o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, o trabalho de orientação e prevenção tem sido constante.
“Nas últimas décadas, o Sistema FAEP investiu, de forma sistemática, na sanidade animal e na segurança das atividades agropecuárias. Agora, nas ações contra a raiva, não é diferente. Temos colaborado ativamente nas campanhas de disseminação de informações e conscientização. É preciso ampliar a importância do controle dessa doença e garantir a proteção dos nossos rebanhos comerciais”, destacou.

A principal recomendação para os produtores é manter a vacinação em dia, observar atentamente qualquer sinal suspeito nos animais e comunicar de imediato à Adapar caso haja morte de bovinos, presença de feridas sugestivas de mordida de morcego ou alterações de comportamento que possam indicar a doença.

As entidades reforçam que proteger a sanidade animal é garantir a segurança do agro, evitando perdas econômicas e protegendo toda a cadeia produtiva.

Fonte – Com informações do Sistema FAEP.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

9 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

9 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

10 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

11 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

11 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

13 horas ago