O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) emitiu um alerta à população sobre a atuação de golpistas que estão utilizando e-mails, mensagens SMS e aplicativos de conversa para se passar por representantes do novo programa CNH Social. O objetivo dos criminosos é obter dados pessoais das vítimas e até exigir depósitos ou transferências bancárias indevidas.
De acordo com o Detran-PR, a instituição não entra em contato diretamente com os candidatos e não cobra nenhuma taxa em nenhuma fase do processo, já que a gratuidade é garantida desde a inscrição até a emissão da Carteira Nacional de Habilitação. A orientação é para que as pessoas não cliquem em links suspeitos, não façam Pix, não paguem boletos e não forneçam informações pessoais a desconhecidos.
O órgão reforça que o edital do programa será publicado exclusivamente nos canais oficiais do Detran-PR e no portal próprio da CNH Social, que terá o final “pr.gov.br”, padrão utilizado pelos sites oficiais do Governo do Estado. Além disso, a inscrição será realizada diretamente pelo candidato, sem qualquer tipo de intermediário.
Como participar do CNH Social
Os interessados já podem se preparar reunindo a documentação exigida em lei, principalmente:
Cadastro atualizado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais)
Comprovante de residência no Paraná dos últimos 12 meses
Para realizar ou atualizar o CadÚnico, é necessário procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da residência, levando os documentos pessoais e comprovantes de renda e moradia de todos os membros da família. A renda familiar mensal deve ser de até três salários mínimos, o equivalente, atualmente, a R$ 4.554,00. Para comprovar residência no Estado, podem ser utilizadas contas de água ou luz.
Modalidades do programa
O CNH Social será dividido em quatro modalidades:
Habilita: destinada à primeira CNH nas categorias A, B ou AB;
Profissionaliza: para quem já possui habilitação e deseja incluir as categorias C, D ou E, além de cursos especializados (como transporte escolar e de emergência);
CNH nas Escolas: reserva 10% das vagas para estudantes ou recém-formados que concluíram todo o ensino médio na rede pública estadual;
Mais Mulheres na Direção: garante 10% das vagas para mulheres que buscam a primeira habilitação e pelo menos 50% das vagas para mudança de categoria (C, D ou E).
Além disso, 5% das vagas totais serão destinadas a pessoas com deficiência (PCD).
Impacto e investimento
Segundo o Governo do Estado, o programa busca promover inclusão social, redução de desigualdades e ampliação das oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, dando prioridade a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.
A expectativa é que o primeiro edital, com oferta de 5 mil vagas, seja publicado ainda em 2025, com início das aulas em 2026. Todos os custos, incluindo exames médicos, aulas, provas, taxas e a inclusão da observação de Exercício de Atividade Remunerada (EAR), serão totalmente gratuitos para os beneficiários. O investimento anual previsto é de R$ 2,8 milhões, custeado pelo Detran-PR.
O Detran-PR reforça que qualquer informação fora dos canais oficiais deve ser considerada suspeita e orienta a população a denunciar tentativas de golpe.
Fonte – Com informações de CBN Curitiba.
Na noite desta segunda-feira (1º), por volta das 21h, um grave acidente do tipo colisão…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma grande apreensão de drogas na tarde desta segunda-feira…
A Polícia Civil de Ponta Grossa concluiu a investigação do latrocínio que vitimou o motorista…
A Agência do Trabalhador de Reserva anunciou a abertura de diversas vagas de emprego para…
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) divulgou edital de convocação para eleição da…
Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…