A Comarca de Reserva realizou um júri simulado com alunos das escolas públicas que participaram, em 2025, do Programa “Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola”, realizado pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Participaram os alunos das Escolas Municipais Luiza Almeida Ferreira, Frei Thomaz, Evangelina Bittencourt dos Santos e Coronel Rogério Borba. Os certificados de participação foram entregues aos alunos pela juíza da Comarca de Reserva, Gabriela Soutier Fontanella.
O TJPR desenvolve desde 1993 o programa, com o objetivo de oferecer noções básicas de justiça e cidadania e sobre o funcionamento do Poder Judiciário a alunos da rede pública municipal de ensino. Com isso, o programa busca garantir a integração entre o Poder Judiciário e a sociedade e contribuir para a formação e para o despertar da cidadania entre as crianças, consideradas agentes multiplicadores de conhecimentos.
Os estudantes recebem cartilhas didáticas sobre a Justiça e questões que envolvem os direitos e os deveres dos cidadãos. Em um segundo momento, juízes, promotores e advogados visitam as escolas para promover palestras sobre os temas tratados nas cartilhas. Quando possível, os alunos visitam o Tribunal de Justiça ou os Fóruns das Comarcas do interior, vivenciando na prática a experiência de estar no local onde ocorrem as audiências e demais atividades do Poder Judiciário. O projeto é encerrado com uma produção cultural dos alunos, como redações, desenhos ou júri simulado, como aconteceu em Reserva.
Fonte – TJPR.
























