Uma pesquisa realizada pelo Instituto Opinião indica que o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), lidera a preferência dos eleitores do estado como pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. No levantamento estimulado, quando os nomes são apresentados aos entrevistados, Ratinho Jr aparece com 52% das intenções de voto entre os paranaenses.
O governador é apontado como um dos principais nomes da centro-direita para a disputa do Palácio do Planalto no próximo ano. Na segunda colocação do levantamento aparece o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 23% da preferência. Em seguida, está o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 11%.
Ainda segundo a pesquisa, os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo) aparecem com 1% das intenções de voto cada. Já os eleitores que declararam voto em branco, nulo ou que se disseram indecisos somam 12%.
O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2025, com 1.250 entrevistas presenciais em diversas regiões do Paraná. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
De acordo com o Instituto Opinião, a pesquisa foi custeada com recursos próprios e teve como objetivo analisar possíveis cenários eleitorais para a eleição presidencial de 2026, a partir da percepção do eleitorado paranaense.
Fonte – Com informações de Ric.com.
























