A educação paranaense tem mais um motivo para comemorar em 2025: o estudante Davi Say Roma, de 14 anos, conquistou a primeira medalha da rede pública do Estado na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que aconteceu nos dias 9 e 10 de outubro.
Aluno do 9º ano do Colégio Militar do Paraná, em Curitiba, Davi se destacou entre outros 3 mil estudantes de todo o País, levando para casa a medalha de bronze entre os competidores de Nível 2 – que engloba alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Outros 11 estudantes paranaenses foram agraciados com medalhas, mas Davi é o único proveniente da rede pública.
Nesta quarta-feira (17), Davi foi recebido no gabinete do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, para receber um Certificado de Mérito Olímpico do Estado. “A premiação do Davi é motivo de muito orgulho para todo o Estado”, disse o secretário. “A educação do Paraná vem incentivando o desenvolvimento dos nossos alunos para além da sala de aula, tendo se destacado em diversas competições pelo país. Essa vitória na OBM é mais uma conquista para a melhor educação do País”.
Esforço Conjunto – A premiação não foi fruto do acaso. Desde cedo, Davi se dedica ao estudo do componente curricular, tendo se destacado durante toda a trajetória acadêmica pelo bom desempenho em sala. Integrante do corpo estudantil das Altas Habilidades da rede de ensino do Paraná, o jovem aprendeu sozinho, ainda aos dois anos de idade, a identificar os algarismos numéricos.
A participação em olimpíadas de matemática também faz parte de sua trajetória, desde o 6º ano, quando começou a competir na OBM, mantendo uma rotina de estudos diária e que costumava se estender pelos fins de semana. Por isso, ele não esconde a satisfação pela conquista. “Foi emocionante ver meu nome entre os medalhistas da Olimpíada, porque é o resultado do esforço de uma vida toda”, afirmou.
Somado ao esforço e à dedicação do estudante, o resultado alcançado reflete um trabalho conjunto da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) e dos profissionais da educação, voltado ao fortalecimento do ensino da Matemática. Essa atuação integrada permite que, desde a sala de aula até as grandes competições acadêmicas, os estudantes paranaenses desenvolvam competências, ampliem seus conhecimentos e alcancem desempenho de destaque em nível estadual e nacional.
“A Secretaria vem empenhando esforços cada vez mais significativos voltados às metodologias de ensino de Matemática voltado para competição em Olimpíadas, fornecendo materiais de qualidade, formação para professores e cursos de imersão”, explicou Camila Roberto, coordenadora de Currículo da Seed-PR.
Esse esforço se materializa na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP), que acontece desde 2023 e considera o desempenho em Matemática na Prova Paraná, além das notas na disciplina no primeiro trimestre letivo.
Foi devido ao seu desempenho na OMAP, conquistando a medalha de ouro juntamente com outros 150 estudantes, que Davi teve participação garantida na OBM.
Reconhecimento – A premiação da OBM acontecerá ao final da 29ª Semana Olímpica de Matemática, organizada pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), em Aracruz, no Espírito Santo, entre os dias 25 e 31 de janeiro de 2026. Durante uma semana, os medalhistas participarão de aulas avançadas de Matemática, frequentarão palestras de orientação acadêmica e terão a oportunidade de interagir com outros estudantes em diversas atividades.
Fonte – Agência Estadual de Notícias.
O anúncio da Web Rádio Reserva News ganha um significado ainda mais especial por estar…
No começo da tarde desta sexta-feira (13), ocorreu na sede da Secretaria de Agricultura e…
Os municípios dos Campos Gerais se destacaram no cenário educacional brasileiro ao conquistarem posições de…
Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta sexta-feira (13) na PR-487, no trecho…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou nesta sexta-feira (13) as imagens de dois irmãos…
Os municípios de Cândido de Abreu e Reserva foram contemplados com importantes recursos oriundos de…