Paraná

Casos importados de malária são confirmados no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou, nesta segunda-feira (22), o registro de três casos importados de malária no estado. As ocorrências foram identificadas em Maringá, na região Noroeste, e envolvem pacientes que retornaram recentemente de uma viagem internacional.

De acordo com a Sesa, os pacientes estiveram em Angola, país considerado endêmico para a doença. Para garantir o atendimento adequado, o Estado enviou 60 ampolas do medicamento Artesunato para os municípios de Maringá e Londrina. O fármaco é indicado como tratamento de primeira linha para os casos graves de malária, tanto os causados pelo Plasmodium falciparum quanto pelo Plasmodium vivax.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a rapidez na distribuição dos medicamentos como fundamental para o enfrentamento da situação. “A agilidade em disponibilizar os medicamentos demonstra o compromisso com o atendimento imediato aos casos de urgência em saúde”, afirmou.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, cujos principais sintomas incluem febre alta, calafrios, tremores, sudorese intensa e dor de cabeça. Em casos mais graves, podem ocorrer manifestações como alteração da consciência, convulsões, edema pulmonar e hemorragias. A orientação das autoridades de saúde é que pessoas que viajaram para áreas de risco, como países da África, Ásia ou regiões da Amazônia brasileira, procurem atendimento médico ao apresentar qualquer sintoma e informem o histórico de viagem.

Segundo a Sesa, o Paraná é considerado área livre de transmissão autóctone da malária há mais de sete anos. Os casos registrados nesta semana reforçam a importância da vigilância epidemiológica e do diagnóstico precoce, especialmente em situações envolvendo viagens a regiões endêmicas.

“Ao notificar os casos no Sistema Nacional de Agravos, conseguimos acesso a mais doses do medicamento e esperamos que todos os pacientes se recuperem o mais breve possível”, concluiu o secretário.

Fonte – Com informações de Massa.com.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tempestade vira embarcação e família passa 18 horas à deriva no Rio Paraná

Uma família paranaense foi resgatada no meio do Rio Paraná, em Presidente Epitácio (SP), após…

12 horas ago

Reserva terá fim de semana com calor e possibilidade de chuva; confira

A previsão do tempo para hoje, sábado (27), em Reserva, indica um dia quente, com…

2 dias ago

Almoço de Natal promove dignidade e esperança aos privados de liberdade na Cadeia Pública de Reserva

Como ocorre tradicionalmente todos os anos, a Cadeia Pública de Reserva realizou, no último dia…

2 dias ago

Helena e Cecília lideram ranking de nomes mais registrados no Paraná em 2025

Os nomes Helena e Cecília foram os mais registrados no Paraná em 2025, marcando um…

2 dias ago

Corpo humano não funciona como deveria em temperatura acima de 35°C

A onda de calor que elevou as temperaturas na semana do Natal, no Rio de…

3 dias ago

Homem morre ao tentar salvar jovem de afogamento no Rio Ribeira, em Castro

Um homem de 39 anos morreu na tarde desta quinta-feira (25) após tentar resgatar um…

3 dias ago