Cotidiano

Almoço de Natal promove dignidade e esperança aos privados de liberdade na Cadeia Pública de Reserva

Como ocorre tradicionalmente todos os anos, a Cadeia Pública de Reserva realizou, no último dia 22, um almoço especial destinado aos privados de liberdade da unidade. A ação foi promovida em parceria com a Cadeia Pública da comarca e o Conselho da Comunidade, que mobilizou a sociedade local para arrecadar doações e tornar o momento possível.

Neste ano, estiveram presentes representando o Conselho da Comunidade a presidente Amanda Ronkoski e o vice-presidente Luiz Carlos Martins. O encontro também contou com a participação do padre Luiz, da Paróquia Menino Jesus, da Igreja Católica.

De acordo com Amanda Ronkoski, o principal objetivo do almoço é promover dignidade às pessoas privadas de liberdade, humanizando o período de cárcere, especialmente em uma época do ano considerada sensível tanto para quem está recluso quanto para seus familiares. “Esse período costuma ser bastante difícil para todos. A ação busca ajudar os custodiados a atravessarem esse momento e lembrá-los de que um dia retornarão à sociedade, podendo reconstruir suas vidas de forma digna, apesar do estigma que ainda existe sobre os egressos do sistema prisional”, destacou.

A presidente do Conselho ressaltou ainda que a iniciativa está diretamente alinhada com o significado do Natal. “A mensagem natalina representa renascimento e renovação, valores que dialogam com a proposta de ressocialização e com a esperança de um futuro diferente para essas pessoas”, afirmou.

Além dos membros do Conselho e do representante religioso, o almoço contou com a presença dos agentes de ressocialização, policiais penais que atuam na unidade e do gestor da Cadeia Pública de Reserva, Dione Roberto Santos, reforçando o caráter coletivo e institucional da ação.

O Conselho da Comunidade é um órgão previsto na Lei de Execução Penal, com a função de fiscalizar o cumprimento das penas e atuar na promoção da humanização do sistema prisional, desenvolvendo e apoiando políticas de ressocialização e reintegração social.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

No Dia Mundial da Rádio, Reserva News divulga o lançamento de sua Web Rádio; saiba mais:

O anúncio da Web Rádio Reserva News ganha um significado ainda mais especial por estar…

5 horas ago

Agroindústrias familiares de Reserva recebem certificados do SIM e podem comercializar produtos no município

No começo da tarde desta sexta-feira (13), ocorreu na sede da Secretaria de Agricultura e…

5 horas ago

Municípios dos Campos Gerais, incluindo Reserva, se destacam no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização

Os municípios dos Campos Gerais se destacaram no cenário educacional brasileiro ao conquistarem posições de…

6 horas ago

Carreta tomba na PR-487 entre Manoel Ribas e Cândido de Abreu

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta sexta-feira (13) na PR-487, no trecho…

6 horas ago

PCPR divulga imagens de foragidos por homicídio de gestante em Ponta Grossa

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou nesta sexta-feira (13) as imagens de dois irmãos…

6 horas ago

Deputado Federal Aliel Machado destina recursos para Reserva e Cândido de Abreu

Os municípios de Cândido de Abreu e Reserva foram contemplados com importantes recursos oriundos de…

7 horas ago