Paraná

Paraná intensifica alerta contra o sarampo e orienta viajantes sobre vacinação e cuidados preventivos

A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) alerta a população e aos serviços de saúde sobre a importância da vacinação e das medidas de prevenção contra o sarampo, especialmente neste período de aumento de viagens nacionais e internacionais.

A orientação da Secretaria considera a circulação do vírus em diferentes países e o maior deslocamento de pessoas durante férias, feriados prolongados e eventos com grande concentração de público. O Paraná não registra transmissão local da doença, mas mantém vigilância epidemiológica contínua para evitar a reintrodução do vírus por meio de casos importados.

“O sarampo é uma doença altamente contagiosa e a principal forma de proteção é a vacinação”, disse o secretário Beto Preto. “Quem pretende viajar precisa conferir a carteira vacinal e manter o esquema em dia, protegendo a si e ajudando a proteger toda a população”, afirmou.

Vacinação e Prevenção – A Secretaria da Saúde reitera que a vacinação contra o sarampo, por meio da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), é gratuita e está disponível na rede do SUS. O esquema vacinal é até 29 anos, duas doses; 30 a 59 anos, uma dose; trabalhadores de saúde, duas doses.

Como forma de prevenção é importante cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar; lavar as mãos com frequência com água e sabão; utilizar álcool em gel; evitar compartilhar objetos pessoais; frequentar ambientes ventilados; evitar contato próximo com pessoas doentes.

Transmissão – O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida pelo ar por gotículas respiratórias eliminadas ao falar, tossir ou espirrar. Ambientes com grande circulação de pessoas, como portos, aeroportos e navios, facilitam a transmissão do vírus. Os sintomas incluem febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, manchas vermelhas pela pele. O período entre a exposição ao vírus e o aparecimento dos primeiros sintomas costuma variar de 7 a 14 dias.A Sesa reforça que mantém monitoramento constante da situação epidemiológica em todo o Estado e coordena com municípios ações de prevenção e resposta rápida para proteger a saúde da população paranaense.

Fonte – Agência Estadual de Notícias.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Fugitivo da justiça por duplo homicídio em Reserva, morre em confronto com a polícia

Sessenta e seis dias depois de cometer um duplo homicídio em Reserva, Jonathan Sutil, foi…

1 dia ago

PRF apreende mais de 130 quilos de drogas na BR-487 no Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta terça-feira (30), mais de 130 quilos…

1 dia ago

Caixa começa a pagar saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

A Caixa Econômica Federal iniciou ontem, segunda-feira (29), o pagamento dos valores do Fundo de…

1 dia ago

Klabin na Comunidade levou programa itinerante a cinco municípios do Paraná e ampliou diálogo com moradores locais

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder em embalagens…

2 dias ago

Paraná deve fechar 2025 com mais de 44 mil violações contra idosos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até o final de 2026, pela…

2 dias ago

Consumidores do Paraná podem registrar reclamações no Procon pela internet; veja como funciona

Consumidores do Paraná que se sentirem prejudicados ao adquirir ou utilizar produtos e serviços podem…

2 dias ago