Educação e Cultura

Rede estadual abre novo período de matrículas presenciais para estudantes que perderam o prazo regular

A partir desta segunda-feira (5), pais e responsáveis que ainda não solicitaram vaga na rede pública estadual de ensino do Paraná poderão realizar a matrícula de seus filhos ou dependentes diretamente nas escolas. A alternativa é destinada a estudantes que, por algum motivo, não confirmaram a matrícula durante o processo regular realizado em 2025.

De acordo com o cronograma da Seed-PR, esta etapa será exclusiva para matrículas de estudantes do ensino regular. As matrículas para os cursos da educação profissional terão início no dia 7 de janeiro, também por atendimento presencial nas unidades escolares, conforme a disponibilidade de vagas.

“Efetivar a matrícula é a forma de garantir que todos os estudantes tenham acesso à rede pública de ensino, mesmo aqueles que, por algum motivo, não conseguiram realizar a matrícula no período regular. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique fora da escola e que o ano letivo comece com acolhimento e oportunidade para todos”, diz o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

O processo exige a apresentação de documentação obrigatória. Para matrícula, é necessário apresentar comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento ou documento oficial com foto, RG para estudantes do Ensino Médio, Educação Profissional, EJA ou maiores de 16 anos; CPF para estudantes da Educação Profissional, EJA, Ensino Médio e para nascidos a partir de 2017; comprovante de vacinação para menores de 18 anos; histórico escolar ou comprovante de escolaridade; além de laudo médico e documento de tutela/guarda quando aplicável.

Para rematrícula, devem ser apresentados comprovante de residência atualizado, comprovante de vacinação e eventuais documentos pendentes solicitados pela escola. Toda documentação entregue presencialmente deve ser digitalizada e inserida na Pasta Individual Virtual do Estudante (PIVE), seguindo as normas da LGPD.

Os estudantes que perderam os primeiros prazos ainda têm garantido o direito de estudar na rede estadual, mas poderão ser remanejados para outra unidade, que não a da preferência, conforme a disponibilidade de vagas.

A rede estadual de ensino do Paraná atende atualmente mais de um milhão de estudantes, distribuídos em 2.088 escolas em todo o Estado. Desse total, 412 são escolas de ensino em tempo integral, 345 funcionam no modelo de Colégios Cívico-Militares e 533 são escolas do campo. A educação profissional conta com mais de 45 cursos técnicos ofertados em 777 escolas estaduais, presentes nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Fonte – Agência Estadual de Notícias.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

12 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

14 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

15 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

15 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

15 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

15 horas ago