Regional

Municípios dos Campos Gerais se destacam em ranking de transparência

Os municípios dos Campos Gerais voltaram a se destacar no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP-TCE/PR), referente ao ano de 2025. A avaliação, instituída pelo Tribunal de Contas do Paraná, reconhece as administrações que mantêm portais eletrônicos eficientes, acessíveis e alinhados às boas práticas de governança pública.

Na região, quatro municípios conquistaram o Selo Ouro — Arapoti, Jaguariaíva, Palmeira e Porto Amazonas — enquanto outros cinco foram reconhecidos com o Selo Prata: Curiúva, Imbaú, Ivaí, Telêmaco Borba e Ventania. Além dos premiados, outros municípios também obtiveram índice de transparência elevado no ranking estadual. As certificações são concedidas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Em Reserva, após o município alcançar o selo ouro em 2024, neste ano de 2025 a classificação ficou em uma posição intermediária, patamar que não é considerado ideal nem suficiente para uma gestão pública.

Compromisso e gestão

O prefeito de Arapoti, Irani Barros, comemorou o reconhecimento e destacou o trabalho da equipe municipal. “Recebemos essa notícia com muita satisfação. Essa premiação sinaliza responsabilidade e boa governança. Parabenizo toda a nossa equipe que cuida do portal da transparência. Esse trabalho gera credibilidade junto aos cidadãos, empresários e a todos para quem dedicamos nosso trabalho diário, buscando um município cada vez mais justo e digno.”

Em Jaguariaíva, o prefeito Juca Sloboda ressaltou que o selo é reflexo de uma gestão comprometida com o cidadão. “O Selo Ouro é resultado da transparência com a população, da prestação de contas e das políticas públicas bem conduzidas. Ele coroa um processo de gestão baseado no respeito ao cidadão e ao dinheiro público.”

Já o prefeito de Porto Amazonas, Elias Gomes da Costa, destacou que o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo. “Trabalhamos muito para alcançar esse resultado. O Selo Ouro demonstra responsabilidade com o dinheiro público, seriedade e credibilidade. Além disso, contribui para o desenvolvimento humano e social e auxilia no planejamento das ações da Prefeitura para os próximos anos”, apontou.

Resultados

A prefeita de Imbaú e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Dayane Sovinski, ressaltou a importância do selo para o fortalecimento da confiança pública. “O Selo Prata é um reconhecimento importante do trabalho que estamos desenvolvendo em Imbaú. Transparência é respeito ao cidadão e aos recursos públicos. Seguiremos aprimorando nossos processos e ampliando o acesso à informação, sempre com responsabilidade e compromisso com a população”, concluiu.

Em Curiúva, o prefeito Christiano Borges celebrou a conquista do Selo Prata. “Ficamos muito contentes com esse destaque no ranking de transparência. É a confirmação de que o trabalho que estamos realizando tem gerado bons resultados para o município. Agradeço a todos que contribuíram para essa conquista.”

A prefeita de Telêmaco Borba, Rita Araújo, afirmou que o reconhecimento é um incentivo para avançar ainda mais. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que nos concedeu o Selo Prata em transparência, e vamos trabalhar para evoluir. Queremos ir para outro patamar. Isso é resultado de um ano de muito trabalho. Tivemos, por exemplo, a implantação da biometria na Secretaria de Saúde para todos os procedimentos”, avaliou.

Em Ventania, o prefeito Zélio Bittencourt destacou o compromisso da gestão com a população.
“Ficamos muito satisfeitos com esse reconhecimento. Trabalhamos para oferecer sempre o melhor para o nosso município. Nosso objetivo é avançar ainda mais, buscando níveis mais altos de transparência, com uma administração séria e respeitosa com o povo ventaniense.”

Sobre o índice

O Índice de Transparência da Administração Pública (ITP-TCE/PR) foi desenvolvido em 2018 e avalia o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos paranaenses. Além do cumprimento legal, o índice considera a experiência do cidadão comum, priorizando informações que impactam diretamente o cotidiano da população, como filas de espera, serviços públicos, conselhos municipais e dados orçamentários.

Fonte – Com informações da AMCG.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

13 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

15 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

15 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

15 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

16 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

16 horas ago