A BR-376 teve bloqueio parcial iniciado na manhã desta segunda-feira (19) na principal entrada de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. A interdição ocorre na região de acesso à Avenida Visconde de Mauá e deve se estender por até seis meses, conforme informou a concessionária CCR PRVias.
O bloqueio começou por volta das 7h e atinge ambos os sentidos da rodovia. A medida é necessária para a execução das obras de duplicação da PR-151, no sentido Palmeira, que incluem a construção de um novo viaduto no entroncamento com a BR-376.
Com a interdição, o tráfego passou a ser desviado para uma faixa da BR-376. As vias marginais estão sendo utilizadas para auxiliar no escoamento do trânsito nos sentidos norte e sul, sempre que necessário. No sentido sul, a marginal teve o fluxo alterado, passando de mão dupla para sentido único.
De acordo com a concessionária, o desvio no sentido Curitiba–Ponta Grossa começa no km 494 da BR-376, nas proximidades da empresa Tetra Park. Já no sentido Ponta Grossa–Curitiba, o desvio tem início no km 493. Na marginal do sentido sul, o retorno à esquerda pela rua Tocantins foi proibido, sendo necessário realizar o retorno apenas no km 497, nas proximidades do restaurante Madero.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) é o órgão responsável pela obra, executada em trecho administrado pela concessionária. A CCR PRVias informou que será responsável pela sinalização dos desvios, organização do tráfego e instalação de faixas informativas para orientar os motoristas. A sinalização horizontal também será reforçada com barreiras luminosas e tachas refletivas ao longo do trecho interditado.
Duplicação da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira
A obra de restauração e ampliação da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira alcançou 26,08% de execução, conforme a medição mais recente do DER-PR, realizada em dezembro. O projeto contempla 32,7 quilômetros de extensão, tem previsão de conclusão em 2027 e recebe investimentos superiores a R$ 257 milhões.
O trecho atendido inicia no entroncamento com a PR-438, em Ponta Grossa, e segue até a ligação com a BR-277, no perímetro urbano de Palmeira. Além da duplicação com pavimento rígido de concreto, técnica conhecida como whitetopping, a obra prevê 15,2 quilômetros de terceiras faixas em pontos críticos de ultrapassagem, implantação de novas vias marginais na região da Colônia do Lago e correções geométricas em curvas.
Atualmente, o principal serviço em execução é a terraplenagem, com movimentação de solo para a implantação das terceiras faixas, vias marginais e adequação da plataforma da pista existente. O pavimento asfáltico atual também passa por melhorias e servirá de base para a nova camada de concreto.
Nesta fase, seguem em andamento a implantação de sistemas de drenagem profunda, a construção de galerias celulares de concreto e outros serviços complementares. Entre as obras de arte especiais previstas, está a construção de um novo viaduto em Palmeira, no entroncamento da PR-151 com as ruas XV de Novembro, Manoel Ribas, Daniel Mansani e a Avenida Nacim Bacila.
Motoristas que trafegam pela região devem redobrar a atenção, respeitar a sinalização e, sempre que possível, buscar rotas alternativas para evitar congestionamentos durante o período das obras.
Fonte – Com informações de g1.
A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…
A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…
Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…
O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…
A Polícia Civil do Paraná prendeu preventivamente, na manhã desta sexta-feira (30), um homem de…