O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) divulgaram nesta segunda-feira (19) os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, avaliação que integra o Enade para cursos de medicina e também pode ser utilizada nos processos seletivos de residência médica. No Paraná, três instituições de ensino superior tiveram cursos com conceito considerado insatisfatório, ficando nas faixas 1 ou 2 do Enade.
De acordo com os dados oficiais, as faculdades do Paraná que não alcançaram nota satisfatória foram:
Universidade Paranaense (Unipar), campus de Umuarama;
Centro Universitário Ingá (Uningá), em Maringá;
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu.
Esses cursos ficaram abaixo do conceito 3, patamar mínimo considerado satisfatório pelo MEC, o que indica que menos de 60% dos estudantes apresentaram desempenho adequado no exame.
Esses cursos ficaram abaixo do conceito 3, patamar mínimo considerado satisfatório pelo MEC, o que indica que menos de 60% dos estudantes apresentaram desempenho adequado no exame.
Panorama nacional
O Enamed 2025 avaliou 351 cursos de medicina em todo o país. Desses, 304 pertencem ao Sistema Federal de Ensino, que inclui instituições públicas federais e privadas. Segundo a análise, 204 cursos (67,1%) alcançaram conceitos de 3 a 5, considerados satisfatórios. Por outro lado, 99 cursos (32%) obtiveram conceitos 1 ou 2 e passarão por ações de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do MEC.
Os resultados individuais dos participantes foram divulgados em 12 de dezembro de 2025, e a nota final para uso nos processos seletivos de residência médica será publicada em 21 de janeiro de 2026.
Medidas de supervisão
Os cursos que obtiveram conceitos 1 e 2 estão sujeitos a medidas administrativas proporcionais ao nível de desempenho. Entre as possíveis ações estão a suspensão de novos ingressos, redução da oferta de vagas, impedimento de ampliação de cursos e suspensão da participação em programas federais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o objetivo do Enamed não é punir instituições, mas diagnosticar a qualidade da formação médica no país. “Estamos falando de profissionais que cuidam da vida das pessoas. É fundamental garantir que os cursos tenham infraestrutura adequada, bons professores e formação sólida”, destacou.
Santana também chamou atenção para o fato de que 85% dos cursos municipais avaliados tiveram desempenho insatisfatório, além de reforçar que a maioria dos cursos de medicina no Brasil é oferecida por instituições privadas, que devem assegurar qualidade compatível com a responsabilidade social da formação médica.
Importância do Enamed
O Enamed passou a ser aplicado anualmente a partir de 2025 e unifica a avaliação do Enade com a prova teórica do Exame Nacional de Residência (Enare). A iniciativa busca fortalecer o acompanhamento da qualidade dos cursos de medicina e aprimorar o acesso às residências médicas, impactando diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e a formação de novos profissionais no país.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame avaliou 89.024 estudantes e profissionais, com índice geral de 75% de proficiência. Os dados servirão de base para políticas públicas de regulação, supervisão e melhoria da formação médica no Brasil.
Fonte – Com informações do MEC.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…
A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…
Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…
O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…
A Polícia Civil do Paraná prendeu preventivamente, na manhã desta sexta-feira (30), um homem de…
A Previsão Subjetiva de Safra (PSS) do mês de janeiro, feita pelo Departamento de Economia…