Pesquisa Meio/Ideia divulgada nesta quarta-feira (4), aponta uma disputa mais acirrada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e nomes de centro-direita em possíveis cenários de segundo turno da eleição presidencial deste ano.
De acordo com a pesquisa, candidatos como o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) reduziram a distância em relação a Lula quando comparados ao levantamento divulgado em janeiro.
O cenário de maior aproximação é o que envolve Flávio Bolsonaro. Na comparação com a pesquisa anterior, o senador passou de 36% para 41,1% das intenções de voto, crescimento acima da margem de erro de 2,5 pontos percentuais. No mesmo período, Lula oscilou de 46,2% para 45,8%, configurando empate técnico entre os dois.
Lula também aparece tecnicamente empatado com Michelle Bolsonaro, que registra 40,7% contra 45% do presidente, e com Tarcísio de Freitas, que soma 42,2% frente aos 44,7% de Lula. Em ambos os cenários, a diferença está dentro da margem de erro da pesquisa.
No confronto com Ratinho Junior, o governador do Paraná aparece com 38% das intenções de voto, enquanto Lula tem 45%. Ambos oscilaram dentro da margem de erro em relação ao levantamento anterior, mantendo o cenário estável.
A pesquisa também simulou outros cenários de segundo turno. Contra Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo), Lula mantém vantagem mais confortável, com 45% das intenções de voto, enquanto os adversários aparecem com 34% e 34,5%, respectivamente. Já nos confrontos com Renan Santos (Missão), Eduardo Leite (PSD) e Aldo Rebelo (DC), o presidente amplia ainda mais a diferença, mas cresce o percentual de votos brancos, nulos e indecisos.
Confira alguns dos principais cenários estimulados de segundo turno apontados pela pesquisa:
Lula (PT) 44,7% x Tarcísio de Freitas (Republicanos) 42,2%;
Lula (PT) 45% x Michelle Bolsonaro (PL) 40,7%;
Lula (PT) 45% x Ratinho Junior (PSD) 38%;
Lula (PT) 45,8% x Flávio Bolsonaro (PL) 41,1%.
O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2026.
Fonte – Com informações de Ric.com.
Os municípios dos Campos Gerais se destacaram no cenário educacional brasileiro ao conquistarem posições de…
Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta sexta-feira (13) na PR-487, no trecho…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou nesta sexta-feira (13) as imagens de dois irmãos…
Os municípios de Cândido de Abreu e Reserva foram contemplados com importantes recursos oriundos de…
O Município de Reserva deve se preparar para um fim de semana com variação no…
O Ministério Público do Paraná (MPPR) ofereceu denúncia criminal por feminicídio e homicídio qualificado contra…