A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou que a vacina contra a dengue está liberada desde a última segunda-feira (2) para crianças e adolescentes da cidade e do interior, dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias, de forma gratuita, durante a semana, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centro, Cruzeiro, São Francisco, Santa Helena e Vila Martins. Será exigida a carteira de vacinação e a presença de, no mínimo, um responsável.
A aplicação será realizada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, conforme normas técnicas do Ministério de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-PR). A escolha dessa faixa etária corresponde às estatísticas que apontam maior taxa de hospitalizações pela doença nesse período da vida. De origem japonesa, o imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023, após um longo período de estudos.
A 21ª Regional de Saúde orientou a centralização da distribuição na cidade, motivo pelo qual não haverá aplicação nas unidades do interior. Os moradores da área rural devem procurar uma das unidades citadas acima. Reserva tem intensificado as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor de doenças. No ano passado, foram instaladas 53 armadilhas conhecidas como ovitrampas, sendo na época o segundo município da regional a investir nesse sistema inteligente de monitoramento.
Boletim
De acordo com as informações mais recentes, foram registrados dois casos notificados, sendo um já descartado, outro em investigação e nenhum confirmado até momento em 2026.
Vacinação contra a dengue:
Público-alvo: crianças e adolescentes dos 10 a 14 anos, moradores da cidade e interior;
Postos de Saúde: Centro, Vila Martins, Santa Helena, São Francisco e Cruzeiro.
Necessário levar: carteira de vacinação e a criança deve estar acompanhada por um responsável.
Fonte – Prefeitura Municipal de Reserva.
Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta sexta-feira (13) na PR-487, no trecho…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou nesta sexta-feira (13) as imagens de dois irmãos…
Os municípios de Cândido de Abreu e Reserva foram contemplados com importantes recursos oriundos de…
O Município de Reserva deve se preparar para um fim de semana com variação no…
O Ministério Público do Paraná (MPPR) ofereceu denúncia criminal por feminicídio e homicídio qualificado contra…
A Vara da Infância e da Juventude de Guaíra, no Oeste do estado, determinou liminarmente…