Proprietários de veículos com finais de placa 7 e 8 devem ficar atentos ao prazo de pagamento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 que encerra nesta quinta-feira (12). A Secretaria da Fazenda do Paraná e a Receita Estadual alertam que é fundamental acompanhar o cronograma de vencimentos conforme o número final da placa para não perder benefícios e evitar problemas com a inadimplência.
O calendário de pagamentos da segunda parcela do IPVA 2026 começou na segunda-feira (09) e se estende até amanhã (13). Os vencimentos variam de acordo com o final da placa dos veículos.
Atraso – A multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 20% do valor do imposto.
Como pagar – As guias do IPVA no Paraná não são mais enviadas pelos correios aos endereços dos contribuintes. Para fazer o pagamento, os proprietários devem acessar o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamento de Tributos para gerá-las. Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, que permite o acesso às guias.
Assim como já aconteceu no exercício 2025, os contribuintes podem pagar o IPVA 2026 via pix a partir do QR Code presente na guia, podendo ser feito a partir de mais de 800 instituições financeiras, bem como seus canais digitais, não limitados aos parceiros do Estado.
Isenções – As motocicletas de até 170 cilindradas continuam isentas do imposto, mantendo a política adotada no IPVA 2025. Já ônibus, caminhões, veículos de aluguel ou movidos a gás natural veicular (GNV) são tributados em 1%. Atualmente, cerca de 36 mil veículos leves já utilizam GNV no Paraná. A conversão deve ser feita exclusivamente em oficinas credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). No site da Compagas é possível conferir a lista de oficinas aptas a fazer a conversão.
Sites Falsos – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre sites fraudulentos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é gerar sempre as guias de pagamento através dos sites oficiais, identificáveis por endereços que terminam com a extensão “.pr.gov.br”, ou utilizar o app da Receita Estadual.
Final de placa / parcelas:
Fonte – Agência Estadual de Notícias.
Os municípios dos Campos Gerais se destacaram no cenário educacional brasileiro ao conquistarem posições de…
Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta sexta-feira (13) na PR-487, no trecho…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou nesta sexta-feira (13) as imagens de dois irmãos…
Os municípios de Cândido de Abreu e Reserva foram contemplados com importantes recursos oriundos de…
O Município de Reserva deve se preparar para um fim de semana com variação no…
O Ministério Público do Paraná (MPPR) ofereceu denúncia criminal por feminicídio e homicídio qualificado contra…