Brasil

Bilhete de loteria passa a exibir alerta de combate à violência contra a mulher

Os bilhetes das loterias emitidos nas casas lotéricas de todo o país passam a trazer, durante o Carnaval 2026, mensagens de enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério das Mulheres e a Caixa e leva aos apostadores o alerta: “Carnaval é festa. Assédio é crime. Denuncie. Ligue 180. Urgência, ligue 190.”.

A frase estará impressa nos bilhetes até o fim de fevereiro e integra a campanha nacional para garantir que a folia seja um espaço de alegria, respeito e segurança para todas as mulheres. A estratégia utiliza a capilaridade da rede lotérica, presente em todos os municípios brasileiros, para ampliar o alcance das informações e fortalecer a prevenção.

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou que a circulação da mensagem em milhões de bilhetes é uma ação fundamental para salvar vidas.

“Estamos falando de uma rede que chega a todos os municípios brasileiros. Quando uma mensagem como essa circula nos bilhetes das lotéricas, ela ajuda a salvar vidas, porque informa, orienta e deixa claro que a violência contra as mulheres não será tolerada”, afirmou.

Já o presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira, ressaltou o papel social do banco na promoção de direitos. “A Caixa, como banco público essencial ao desenvolvimento social do país, apoia as ações do Ministério das Mulheres e reafirma seu compromisso inegociável com o enfrentamento ao assédio sexual e ao feminicídio”, declarou.

No mês de março, quando se celebra o Dia Internacional das Mulheres (8 de março), o intuito é lançar uma nova campanha e dar continuidade às ações de conscientização e mobilização, reforçando os canais de denúncia e a importância da prevenção às violências de gênero ao longo de todo o ano.

Outras ações

Além da mensagem nos bilhetes das loterias, o Ministério das Mulheres promove, durante o Carnaval, a campanha “Se liga ou eu ligo 180”, reforçando que importunação sexual é crime e que o enfrentamento à violência contra as mulheres é responsabilidade de toda a sociedade.

A mobilização ocorre em parceria com secretarias estaduais e municipais de políticas para as mulheres, com ações em blocos de rua, pontos de grande circulação e eventos oficiais. A articulação envolve ainda a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e concessionárias de rodovias, em parceria com o Ministério dos Transportes, ampliando a divulgação das mensagens de prevenção nas estradas e reforçando a orientação sobre os canais de denúncia.

O Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher – funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com atendimento gratuito e confidencial. Em caso de emergência, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo 190.

Fonte – Agência Brasil.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Fim de semana deve ser chuvoso em Reserva, aponta o Simepar

O Município de Reserva deve se preparar para um fim de semana com variação no…

12 minutos ago

No Paraná, Ministério Público denuncia policial militar por feminicídio e homicídio qualificado

O Ministério Público do Paraná (MPPR) ofereceu denúncia criminal por feminicídio e homicídio qualificado contra…

31 minutos ago

Justiça afasta conselheira tutelar no Paraná após ação do MPPR

A Vara da Infância e da Juventude de Guaíra, no Oeste do estado, determinou liminarmente…

40 minutos ago

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta a população sobre golpes utilizando o programa…

56 minutos ago

Caixa inicia pagamento do abono salarial 2026 na próxima segunda-feira (16)

A CAIXA inicia, na próxima segunda-feira (16), o pagamento do Abono Salarial calendário 2026, referente…

1 hora ago

Abuso de álcool e drogas no Carnaval pode provocar crises emocionais e surtos psiquiátricos

O Carnaval é sinônimo de alegria e celebração, mas também pode representar risco à saúde…

1 hora ago