O Carnaval é sinônimo de alegria e celebração, mas também pode representar risco à saúde mental quando há consumo excessivo de álcool e outras substâncias. Em Curitiba, o Hospital Heidelberg estará de plantão 24 horas para atender casos de crises emocionais, ansiedade intensa, surtos e confusão mental durante o feriado.
De acordo com especialistas em psiquiatria, a combinação de álcool, drogas, noites mal dormidas e alta estimulação sensorial pode desregular neurotransmissores ligados ao humor e ao controle emocional. Isso pode desencadear episódios de pânico, desorganização do pensamento, comportamento impulsivo e até quadros psicóticos, especialmente em pessoas mais vulneráveis ou com transtornos já diagnosticados.
O ambiente festivo também pode intensificar sentimentos de solidão, frustração ou sobrecarga emocional, fatores que contribuem para o agravamento de sintomas psíquicos.
A recomendação é buscar atendimento imediato diante de sinais como ansiedade extrema, alteração de consciência, agressividade incomum ou perda de contato com a realidade.
O Hospital Heidelberg oferece atendimento psicológico e psiquiátrico 24 horas, com equipe especializada para acolher situações de urgência em saúde mental durante o Carnaval.
Saúde mental também é prioridade no feriado.
Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta sexta-feira (13) na PR-487, no trecho…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou nesta sexta-feira (13) as imagens de dois irmãos…
Os municípios de Cândido de Abreu e Reserva foram contemplados com importantes recursos oriundos de…
O Município de Reserva deve se preparar para um fim de semana com variação no…
O Ministério Público do Paraná (MPPR) ofereceu denúncia criminal por feminicídio e homicídio qualificado contra…
A Vara da Infância e da Juventude de Guaíra, no Oeste do estado, determinou liminarmente…