No começo da tarde desta sexta-feira (13), ocorreu na sede da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do município de Reserva a cerimônia de assinatura e entrega dos certificados 002 e 003 do Selo de Inspeção Municipal (SIM) para duas novas agroindústrias familiares, localizadas nas comunidades de Campinas Belas e Lajeados das Corujas.
O evento contou com a presença de autoridades, familiares e representantes da área rural do município. As agroindústrias Queijos da Lu e Família Souza, das proprietárias Lúcia Diedio Speke Bacheladenski e Suzana Maria Ferezin de Souza, agora possuem autorização para produção regularizada, o que abre caminho para a comercialização local de queijos, pães e outros derivados do leite.
“Parabenizo vocês por darem um passo importante; isso servirá de exemplo para outros, assim esperamos. Que vocês possam produzir e vender muito, para que tenham uma confortável fonte de renda e cresçam cada vez mais”, comentou o prefeito Lucas Machado.
O processo de regularização levou, em média, um ano e meio, e os investimentos variaram entre R$ 30 mil e R$ 65 mil na construção de espaços e na adequação às normas sanitárias, pois cada situação é avaliada e acompanhada individualmente. O SIM existe desde 2024.
“Recebemos apoio da Prefeitura e do IDR e, embora no início não soubéssemos muitas coisas, aprendemos ao longo do caminho. Quem tiver interesse é só procurar o pessoal para tirar dúvidas e ver tudo certinho. Seguindo as normas e fazendo tudo direitinho, vai conseguir a liberação”, comentou Bacheladenski.
“Graças a Deus saiu agora e estamos muito felizes. Agradecemos de coração a ajuda de todos que tornaram isso possível”, disse Souza.
Também estiveram presentes o secretário Ediam Carlos Groto e a veterinária Liliana de Sousa Baia.
Complementando…
A Prefeitura de Reserva custeia e oferece suporte técnico em análises de água e alimentos, projeto arquitetônico e disponibilização temporária de responsável técnico para acelerar a regularização. Já por parte dos interessados ficam os investimentos em equipamentos e na adequação da estrutura física. Os benefícios de ter a autorização e o selo incluem maior segurança para o consumo e a possibilidade de vender sem risco de apreensão, além do apoio para buscar o Selo Arte, de alcance nacional.
Onde procurar?
Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico
Rua General Osório, nº 677, esquina com a Rua Vicente Markovicz, nº 221, Centro;
WhatsApp: (42) 99136-9072;
Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva
O anúncio da Web Rádio Reserva News ganha um significado ainda mais especial por estar…
Os municípios dos Campos Gerais se destacaram no cenário educacional brasileiro ao conquistarem posições de…
Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta sexta-feira (13) na PR-487, no trecho…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou nesta sexta-feira (13) as imagens de dois irmãos…
Os municípios de Cândido de Abreu e Reserva foram contemplados com importantes recursos oriundos de…
O Município de Reserva deve se preparar para um fim de semana com variação no…