Ovinocultura – O que são Sistemas Integrados da Propriedade?

2020 0

Se você já pensou em começar uma criação de ovinos e tem vontade de fazê-lo, mas acredita que não teria um espaço na sua propriedade exclusivamente para essa prática. Venho apresentar a você um sistema de produção que vem se difundindo no meio rural e com uma grande possibilidade de ser assertivo: O sistema integrado da propriedade.

Os sistemas integrados de produção agrícola, pecuária e silvícola, denominados agrossilvipastoris ou integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) vêm se tornando realidade em diversas áreas, assim como na ovinocultura.

A diversificação de atividades produtivas e da renda numa propriedade que pratica a agricultura e/ou silvicultura pode estar mais favorável ao produtor com a implementação da produção pecuária, na tentativa de conferir maior eficiência no uso das áreas, dos recursos naturais e da mão-de-obra.

A produção de grãos, carne, leite ou lã e madeira na mesma área numa propriedade rural representa um sistema agrossilvipastoril completo ou, conceitualmente, a integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF. Essa integração de lavoura-pecuária (iLP ou agropastoril) é a exploração racional de sistemas agrícolas e pode ser definida como a diversificação, rotação, consorciação e/ou sucessão das atividades de agricultura e de pecuária (ALVARENGA; NOCE, 2005).

A integração(ILP)entre lavoura e pecuária possibilita uma reforma e recuperação de solos degradados e a melhoria de suas condições tanto na área de lavoura como na produção do pasto,por consequência da correção de solo. O sistema Silvipastoris integram os animais, e um dos seus principais benefícios é garantir o bem estar animal, visto que as sombras das árvores garantem uma condição climática mais agradável.  Também denominada “Integração Pecuária-Pecuária”, é um sistema que permite a consorciação entre mais de uma espécie animal. Com isso se tem um melhor aproveitamento de pastagem, pois cada espécie tem um comportamento diferenciado em relação ao pastejo e ainda uma grande vantagem é a redução das infecções parasitárias.

Os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) estão evoluindo nas diversas regiões do país com grande potencial para o uso de ovinos como componente pecuário. Esta espécie animal tem se mostrado competitiva devido ao porte, ao hábito de pastejo, aos ciclos produtivos e reprodutivos mais curtos e também quanto ao valor de seus produtos, que são características importantes para os sistemas integrados. Os principais benefícios almejados nesta prática são a disponibilidade de forragem em quantidade e qualidade na entressafra, atributos ao bem estar animal e aspectos sanitários, com o potencial rompimento no ciclo da verminose. Sistemas integrados de produção exigem planejamento para obtenção de resultados econômicos positivos, além de benefícios ambientais e sociais.

Crislaine Piotrowski Rickli

Crislaine Piotrowski Rickli é formada em Letras pela Universidade Santa Amélia - SECAL, é criadora de ovinos desde 2015, atuando na Estância Rio Claro - Reserva/PR

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *