Reserva volta a ter números negativos na geração de empregos segundo o Ministério do Trabalho

749 0

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Reserva registrou no mês de Outubro de 2022, um saldo negativo de 11 vagas de emprego formais, no acumulado do ano (Janeiro a Outubro), foram registradas no município a criação de 76 novos postos de trabalho.

O ano de 2022 iniciou-se de forma tímida, em Janeiro houve a perda de 03 postos de trabalho, já Fevereiro registrou uma melhora no mercado, com um aumento do número de admissões e Reserva criou 35 novos postos de trabalho, em Março, houve uma ligeira queda, apesar do saldo se manter positivo em 17 postos de trabalho, o saldo continuou em queda e o Mês de Abril registrou apenas 5 novos empregos criados no município. Ma foi no mês de Maio, que os números foram negativos, e Reserva assistiu a 24 postos de trabalho sendo perdidos. E o pior estava por vir, e foi no mês de Junho que Reserva registrou o número negativo mais elevado do ano, ocasião em que 33 postos de trabalho foram perdidos.

Mas em Julho os números começaram a melhorar, com a criação de 30 novos empregos formais, já o mês de Agosto, registrou o saldo “zero”, ou seja, nenhum novo posto de trabalho foi criado no mês em Reserva. No mês seguinte (Setembro), era a vez de Reserva registrar sua melhor marca no ano, com a criação de 60 novos postos de trabalho, após 190 admissões e 130 demissões. 

Já nos números referentes ao mês de Outubro, divulgados nesta terça-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostrou saldo líquido negativo (contratações menos demissões) da geração de empregos formais, após a contratação de 144 e 155 demissões, no total de 11.

Os setores da economia reservense responsáveis por mais essa queda, foram o comércio e a agropecuária, que registraram saldos negativos. O comércio fechou o mês de Outubro com 66 demissões e 56 admissões, totalizando saldo negativo de 14 postos de trabalho. Já no setor de agropecuária foram 22 demissões e 19 novos empregos gerados, registrando saldo negativo de 3 empregos formais.

O setor da Industria Madeireira, teve números zerados, já que foram 25 contratações e 25 demissões. Os setores de Construção e de Serviços, foram os únicos a registrar números positivos, a Construção contratou 09 e demitiu 06, portanto, criou 03 novos postos de trabalho, e o setor de Serviços, registrou um saldo também de 03 novos postos de trabalho, após a admissão de 39 e demissão de 36 profissionais. 

Caged X Pnad

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) consideram somente os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não incluem os informais.

Com isso, não são comparáveis com os números do desemprego, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad).

Os números do Caged são coletados das empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada, enquanto os dados da Pnad são obtidos por meio de pesquisa domiciliar, e abrangem também o setor informal da economia.

Veja os gráficos com os resultado setoriais, grau de instrução, sexo e faixa etária no município de Reserva em Outubro/2022:

 

 

 

 

Acumulado do ano

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, 76 vagas formais de emprego foram criadas em Reserva entre Janeiro e Outubro, resultado de 1.454 contratações e 1.378 demissões.

Os nossos vizinhos

O grande destaque do mês entre os vizinhos foi Ortigueira, que gerou no mês 199 novos postos de trabalho, seguido por Telêmaco Borba, que criou 135 novos postos. Os municípios de Tibagi, Cândido de Abreu e Imbaú segundo o relatório do Caged, também tiveram saldo positivo na geração de novos postos de trabalho, Tibagi com 34 ,Cândido de Abreu com 10 postos e Imbaú com 05.

Já o município de Ipiranga, teve um saldo negativo de 09 postos de trabalho. Veja os números:

Ortigueira:
Contratações: 496
Demissões: 297
Saldo: 199

Telêmaco Borba:
Contratações: 1022
Demissões: 887
Saldo: 135

Tibagi:
Contratações: 111
Demissões: 77
Saldo: 34

Cândido de Abreu:
Contratações: 39
Demissões: 29
Saldo: 10

Imbaú:
Contratações: 53
Demissões: 48
Saldo:  05

Ipiranga:
Contratações: 48
Demissões: 57
Saldo: – 09

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *