Força feminina: segurança pública de Reserva, conta com o talento e a dedicação das mulheres

1615 0

As forças de segurança do Paraná têm 4.519 mulheres na ativa. Elas estão distribuídas entre as polícias Civil, Militar, Científica, Penal e o Corpo de Bombeiros, e desempenham inúmeros papéis, da base à chefia, das ruas às unidades penitenciárias, das apurações de crimes até os tribunais. Para elas, o que eram “profissões dos homens” viraram apenas profissões.

Na Polícia Civil do Paraná (PCPR) são 1.078 mulheres nas delegacias de todo o Estado, inclusive em posições de liderança.

Um dos exemplos é a 56ª Delegacia Regional de Reserva, que é chefiada por uma mulher, a delegada Mariana Coelho Cantú, que comanda a unidade desde janeiro deste ano, mas ingressou no quadro da instituição em 2022.

Além da Delegada Mariana Cantú, outra presença feminina é destaque na segurança pública reservense, a Investigadora de Polícia, Isabel Viesser, que também ingressou na instituição no ano de 2022.

No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, a Doutora Mariana Cantú comentou a respeito das mulheres na segurança pública. “A segurança pública sempre foi um cenário ocupado, em sua maioria, por homens. Aos poucos mulheres vão assumindo o seu espaço e demonstrando que a segurança pública precisa principalmente de força. Força no combate à criminalidade e na defesa e proteção da sociedade. Essa força é inerente às mulheres e nós mostramos isso todos os dias”. afirmou a delegada, que vem fazendo um belo trabalho no município de Reserva.

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem hoje o maior efetivo de mulheres dentre as cinco forças de segurança do Estado. São 2.725 policiais realizando policiamento ostensivo nas ruas, organizando e cumprindo operações, deliberando funções administrativas e participando de atividades de formação de novos praças.

E em Reserva, a Polícia Militar também tem a presença feminina na corporação, trata-se da Soldado Antunes, que atua no município de Reserva há cerca de 4 anos.

E neste último dia de março, o mês das Mulheres, fica a homenagem à força feminina na Segurança Pública Reservense.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *