Delegacia Regional da Receita Estadual de Ponta Grossa promoveu nesta quarta e quinta-feira (29 e 30) cursos de Produtor Rural e Índice de Participação de Municípios à gestores e funcionários municipais.
Participaram das reuniões representantes de várias cidades da Região dos Campos Gerais, da Regional de Guarapuava e Jacarezinho. Ana Kassyeli Bueno Lima, do setor de Produtor Rural da Prefeitura de Reserva, foi a representante reservense no evento. Além do município de Reserva, estiveram presentes representantes de Ponta Grossa, Arapoti, Palmeira, Imbaú, São João do Triunfo, Telêmaco Borba, Jaboti, Ipiranga, Porto Amazonas, Guamiranga, Tibagi, Piraí do Sul e Curiúva.
As reuniões foram ministradas pelo auditor fiscal, Otto Sampaio. “Os dois cursos apresentam aspectos em comum. O IPM tem como base, entre outros, a produção rural que, em grande parte dos municípios, é a principal fonte de valores. Então, os dois trabalhos são interligados”, explica Otto.
O curso para Operadores Municipais do Sistema de Produtor Rural (SPR) foi voltado para os funcionários municipais que trabalham diretamente com o cadastro de produtor rural, emissão e lançamento de notas fiscais.
Já o curso de Mecanismos e Fundamentos Empregados na Composição do Índice de Participação dos Municípios na Cota Parte do ICMS teve como objetivo explicar como chegar ao índice de participação e como buscar valores de ICMS que poderiam ser perdidos. O público alvo são gestores municipais, como secretários ou assessores, mas em muitos casos esse trabalho é feito pelos mesmos operadores municipais do sistema.
Fonte – Delegacia Regional da Receita Estadual de Ponta Grossa