O Clube de Ciências do Colégio Estadual Manoel Antônio Gomes (CEMAG), recebeu na última quarta-feira (24) parte da equipe do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Paraná Faz Ciência da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A visita fez parte do evento “Biomas: dos clubes de ciência à pesquisa e extensão na Universidade”, integrado à 22ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) por meio de um projeto aprovado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Em maio deste ano, os estudantes do Clube Riso já haviam participado da primeira etapa do evento, visitando a UEL, conhecendo a Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, o Museu de Zoologia e o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. Desta vez, o cenário se inverteu: a equipe da UEL veio até Reserva para conhecer de perto as atividades desenvolvidas pelos alunos do clube.
Segundo a professora Mariana Andrade, coordenadora institucional do NAPI-PRFC pela UEL, a visita visa fortalecer a integração entre a universidade e os professores e alunos da Rede de Clubes. “É um momento para que os clubistas apresentem seus projetos em desenvolvimento e para a Universidade levar outros temas de pesquisa”, afirmou.
A professora Janinha Aparecida Pereira, coordenadora do clube na escola, destacou o caráter transformador da experiência para os jovens. “O clube de ciências se fortalece como espaço de protagonismo, onde o conhecimento deixa de ser apenas conteúdo e se transforma em prática viva, criativa e significativa”, explicou.
Durante o encontro, a equipe da UEL apresentou os biomas do Brasil, trouxe amostras do Museu de Zoologia e conheceu mais sobre os projetos de robótica desenvolvidos pelos estudantes. Para Gabriela Figliano, bolsista BTNS (Bolsa Técnico Nível Superior) – Pedagógica, a recepção na escola foi positiva: “Teve um bate-papo descontraído. Os meninos mais tímidos, mas habilidosos na parte mecânica, e as meninas muito comunicativas com o trabalho em grupo”.
A UEL é responsável por articular 20 clubes de ciências no Paraná, incluindo o do CEMAG, que atuam com escolas da Educação Básica da rede estadual. Os projetos são divididos em Clubes Paraná Faz Ciência, Clubes PRFC Maker e Clubes PRFC Meninas, contando com apoio da Secretaria de Educação (SEED) do Paraná, da Fundação Araucária e do CNPq.