A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de duas substâncias químicas presentes em unhas em gel e esmaltes que utilizam luz ultravioleta (UV) ou LED para fixação. A decisão foi publicada na quarta-feira (29) e tem como objetivo proteger a saúde dos consumidores e profissionais da área de beleza.
As substâncias banidas são o TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina) e o DMPT (dimetiltolilamina, também conhecido como DMTA). Segundo a Anvisa, o TPO é tóxico para a reprodução e pode causar infertilidade, enquanto o DMPT tem potencial cancerígeno.
A decisão foi baseada em estudos internacionais que apontaram riscos significativos à saúde, especialmente para profissionais que manuseiam os produtos com frequência, como manicures e esteticistas.
De acordo com a diretora da Anvisa, Daniela Marreco, a medida busca prevenir danos a longo prazo.
“Cabe reforçar que os eventos adversos dessas substâncias estão, em geral, associados a exposições repetidas e prolongadas, de modo que contatos ocasionais representam risco menor, o que, contudo, não afasta a necessidade de uma medida tempestiva de proibição”, explicou.
O que muda a partir de agora
Com a publicação da norma, fica proibida imediatamente a fabricação, importação e o registro de novos produtos que contenham TPO ou DMPT. As empresas e salões de beleza têm 90 dias para interromper a venda e o uso dos cosméticos que já estão no mercado.
Após esse prazo, todos os registros e notificações serão cancelados, e as empresas deverão recolher os produtos restantes de lojas e distribuidoras.
Fonte – Com informações de Ric.com.
























