Moro pode trocar União Brasil pelo PL e movimenta bastidores da sucessão no Paraná

89 0

O senador Sergio Moro pode deixar o União Brasil e se filiar ao Partido Liberal (PL), legenda ligada ao senador Flávio Bolsonaro. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo e agitou os bastidores da política paranaense.

A possível troca partidária ocorre em meio às articulações para a disputa pelo Governo do Paraná em 2026 e pode impactar diretamente o acordo já costurado entre o PL no estado e o governador Ratinho Junior (PSD). O entendimento previa apoio à candidatura do deputado federal Filipe Barros ao Senado em troca de sustentação política na sucessão estadual.

Pressão sobre o cenário presidencial

O pano de fundo das negociações envolve ainda a possível candidatura de Ratinho Junior à Presidência da República. Segundo a reportagem, Flávio Bolsonaro estaria disposto a apoiar Moro ao governo do Paraná, movimento que poderia pressionar o governador a recuar de uma eventual corrida ao Planalto.

Hoje, Moro aparece liderando as sondagens de intenção de voto para o Palácio Iguaçu, enquanto nomes ligados ao PSD disputam espaço interno para representar o grupo governista. Uma eventual adesão ao PL, partido com maior tempo de propaganda eleitoral e maior fatia do fundo eleitoral, fortaleceria ainda mais o projeto político do ex-juiz da Lava Jato.

Além disso, o apoio da família Bolsonaro poderia consolidar a candidatura de Moro em um estado considerado majoritariamente conservador.

Impasse no União Brasil

A situação de Moro dentro do União Brasil se tornou mais delicada após a proposta de federação partidária com o Progressistas (PP). Pela regra, as siglas federadas precisam caminhar juntas na formação das chapas.

O problema é que o diretório paranaense do PP, comandado pelo deputado federal Ricardo Barros, não aceita apoiar a candidatura de Moro ao governo estadual.

Apesar das especulações, o senador afirmou que pretende permanecer na atual legenda. Em nota enviada à Folha de S.Paulo, a assessoria declarou:

“O senador Sergio Moro permanece no União Brasil, partido que garantiu sua candidatura ao governo do Paraná nas eleições de 2026. As divergências com PP serão resolvidas com diálogo.”

Prazo para decisão

Moro tem até o dia 4 de abril para definir a sigla pela qual pretende disputar as eleições de 2026. O prazo é o limite legal para filiação partidária de quem deseja concorrer no próximo pleito.

Fonte – Com informações de Ric.com/Folha de São Paulo.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *