Sergio Moro tem 37% e Sandro Alex 15% na pesquisa Quaest para o Governo do Paraná

35 0

A Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (24) mostra Sergio Moro (PL) na liderança da corrida pelo Governo do Paraná, com 37% das intenções de voto. Na sequência aparecem Requião Filho (PDT), com 21%, e Sandro Alex (PSD), com 15%.

O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 23 de agosto e ouviu 804 eleitores paranaenses com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela RPC e registrada na Justiça Eleitoral sob o número PR-05388/2026.

Pesquisa estimulada

No cenário em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, os resultados foram:

  • Sergio Moro (PL): 37%
  • Requião Filho (PDT): 21%
  • Sandro Alex (PSD): 15%
  • Luiz França (Missão): 1%
  • Tayná Miessa (Unidade Popular): 1%
  • Alexandre Salomão (Mobiliza): 0%
  • Adriano Funileiro (PCO): 0%
  • Samuel de Mattos (PSTU): 0%
  • Indecisos: 18%
  • Branco/nulo/não vai votar: 7%

Segundo a pesquisa, 56% dos eleitores afirmam que sua escolha é definitiva, enquanto 44% dizem que ainda podem mudar de voto até a eleição, marcada para 4 de outubro.

Na pesquisa espontânea, maioria ainda está indecisa

Quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, o cenário muda significativamente.

Sergio Moro aparece com 13%, seguido por Requião Filho, com 7%, e Sandro Alex, com 4%.

  • Sergio Moro (PL): 13%
  • Requião Filho (PDT): 7%
  • Sandro Alex (PSD): 4%
  • Outros: 2%
  • Indecisos: 73%
  • Branco/nulo/não vai votar: 1%

O percentual de 73% de indecisos mostra que, no cenário espontâneo, uma parcela expressiva do eleitorado ainda não aponta espontaneamente um candidato.

Simulações de segundo turno

A Quaest também testou três possíveis disputas de segundo turno.

Sergio Moro x Requião Filho

Sergio Moro: 51%

Requião Filho: 27%

Indecisos: 14%

Branco/nulo/não vai votar: 8%

Sergio Moro x Sandro Alex

Sergio Moro: 48%

Sandro Alex: 19%

Indecisos: 22%

Branco/nulo/não vai votar: 11%

Requião Filho x Sandro Alex

  • Requião Filho: 37%
  • Sandro Alex: 24%
  • Indecisos: 23%
  • Branco/nulo/não vai votar: 16%

Eleitores querem continuidade, mas com mudanças

A pesquisa também perguntou aos paranaenses sobre o rumo que o próximo governo estadual deveria seguir.

49% afirmam que o próximo governador deveria mudar apenas aquilo que não está bom. Outros 30% defendem a continuidade do trabalho que vem sendo realizado, enquanto 18% consideram necessária uma mudança total.

Outros 3% não souberam ou não responderam.

Preferência por aliados políticos

Quando questionados sobre qual grupo político gostariam que estivesse alinhado ao próximo governador, 38% preferem um governador aliado de Flávio Bolsonaro, enquanto 35% preferem um aliado de Lula.

Outros 24% disseram preferir um governador independente e 3% não souberam ou não responderam.

Influência do apoio de Lula

  • 16% dizem que o apoio de Lula aumenta a chance de votar no candidato;
  • 41% afirmam que não muda nada;
  • 40% dizem que diminui a chance de votar.

Influência do apoio de Flávio Bolsonaro

  • 26% dizem que aumenta a chance de votar;
  • 48% dizem que não muda nada;
  • 23% afirmam que diminui a chance de votar;
  • 3% não souberam ou não responderam.

Saúde é apontada como principal problema

A saúde aparece como o principal problema do Paraná na avaliação dos entrevistados, com 28% das citações.

Na sequência aparecem:

Violência: 15%

Educação: 8%

Infraestrutura: 8%

Economia: 8%

Corrupção: 4%

Pobreza/desigualdade: 4%

Desemprego: 3%

Enchentes: 1%

Outros: 8%

Nenhum problema: 1%

Não sabe/não respondeu: 12%

Rejeição dos candidatos

A pesquisa também avaliou o conhecimento e a rejeição dos candidatos.

Requião Filho apresenta a maior rejeição entre os nomes pesquisados, com 44% dos entrevistados afirmando que o conhecem, mas não votariam nele de jeito nenhum. Sergio Moro aparece em seguida, com 33%.

Sergio Moro

  • Conhece e poderia votar: 54%
  • Não conhece: 13%
  • Conhece, mas não votaria: 33%

Requião Filho

  • Conhece e poderia votar: 38%
  • Não conhece: 18%
  • Conhece, mas não votaria: 44%

Sandro Alex

  • Conhece e poderia votar: 22%
  • Não conhece: 62%
  • Conhece, mas não votaria: 16%

Entre os demais candidatos, o desconhecimento é elevado: 94% não conhecem Alexandre Salomão e Tayná Miessa, enquanto 96% não conhecem Adriano Funileiro e Samuel de Mattos.

Governo Ratinho Junior tem 79% de aprovação

A Quaest também mediu a avaliação do atual governo estadual.

79% dos entrevistados afirmam aprovar o governo, enquanto 14% desaprovam. Outros 7% não souberam ou não responderam.

Na avaliação geral:

Positivo: 68%

Regular: 23%

Negativo: 6%

Não sabe/não respondeu: 3%

A pesquisa ainda perguntou se Ratinho Junior merece eleger um sucessor. Para 65%, o governador merece eleger um sucessor. Outros 25% disseram que não, enquanto 10% não souberam ou não responderam.

Os números mostram, portanto, um cenário de liderança de Sergio Moro na pesquisa estimulada, seguido por Requião Filho e Sandro Alex, ao mesmo tempo em que uma parcela relevante do eleitorado ainda permanece indecisa e pode alterar sua escolha até a eleição.

Fonte – Com informações do g1.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *