Aprendendo a cuidar do cabelo em casa

880 0

Fatores externos como produtos químicos, sol, mar, piscina, poluição, calor do secador e da chapinha no decorrer do dia a dia vão deixando os cabelos com aspecto quebradiço, ressecado, com frizz, sem brilho ou sedosidade.

É fundamental que se faça uma boa hidratação em casa mesmo, a hidratação proteger os fios da ação do sol, do frio e do vento, garantindo saúde, brilho e maciez aos fios todos os dias.

Além de uma boa hidratação, também é muito importante cuidar do cabelo secando sempre delicadamente com uma toalha e usando sempre protetor térmico para cabelos antes de usar o secador e a chapinha.

Algumas dicas de cuidado para fazer em casa:

 

1. Lavar bem o cabelo e usar pouca quantidade de shampoo

Escolha o shampoo apropriado para o seu tipo de cabelo, lave bem o cabelo, utilizar uma pequena quantidade, pois usar muito shampoo abre os fios do cabelo, ressecando-os. Enxague bem e retire todo o shampoo dos fios. Uma dica para quem tem cabelos secos na hora da lavagem é massagear o couro cabeludo para estimular a oleosidade. Já para os cabelos oleosos, o melhor é esfregar isso remove a oleosidade.

  1. Retirar o excesso de água

Retire o excesso de água do cabelo com uma toalha, mas não a esfregue nos fios. A água no cabelo pode oxidar os nutrientes presentes no produto, atrapalhando a hidratação.

3. Aplicar um creme para hidratação

É importante fazer a escolha do creme de acordo com seu tipo de cabelo, a aplicação de um creme para hidratação é essencial, já que ajuda a repor a água que os fios perdem ao longo do tempo, reduz o ressecamento e o efeito frizz

Divida o cabelo ao meio e comece a aplicar o produto da raiz até as pontas, massageando mecha por mecha, isso gera calor e dilata as escamas para que a máscara penetre melhor.
4. Deixar o produto agir

Depois da aplicação respeite o tempo recomendado para deixar o produto agir. Ao contrário do que se pensa, não adianta deixar a máscara por mais tempo do que o recomendado, isso não vai potencializar o seu efeito.

  1. Enxaguar com água fria

Após esperar o tempo de agir do creme retire todo o produto, de preferência com água fria, que fecha as escamas dos fios, deixando o cabelo mais brilhante.

  1. Deixar secar naturalmente ou use um secador

Para finalizar deixe os fios secarem naturalmente ou se preferir use o secador, mas sempre mantendo distância do cabelo e usando protetor térmico para cabelos.  Se optar por secar com uma toalha nunca esfregue o cabelo.

Élin C. Oliveira

Élin C. Oliveira é Técnica em Estética formada pela Faculdade de Telêmaco Borba / PR.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *