Mas afinal, o que é Melasma?

5456 0

O melasma ou cloasma é um distúrbio pigmentar caracterizado por manchas escuras na pele, principalmente nas têmporas e na testa, que podem variar em intensidade, mas também podem ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo.  São geralmente, maiores que um centímetro e ocorrem mais frequentemente em mulheres durante mudanças hormonais, como gravidez e menopausa, porém também pode afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.

As manchas possuem tom acastanhado (marrom) em diferentes intensidades e forma irregular. Além disso, elas podem aparecer dos dois lados da face de maneira simétrica.

A pigmentação da pele é feita através de uma substância chamada melanina, que é produzida por uma célula chamada melanócito. Estas estruturas ficam localizadas na camada inferior da epiderme, parte mais superficial da pele. A melanina, além de ser responsável pela pigmentação, auxilia na proteção contra a radiação solar.

O melasma ocorre quando existe uma hiperproliferação ou hiperfunção do melanócito, produzindo mais melanina do que o necessário, processo chamado de hipermelanose. A melanina em excesso fica alojada dentro da pele o que provoca as manchas.

Tal disfunção deve ter tratamento e prevenção contínuos, pois, mesmo quando apresenta melhora, pode piorar facilmente ao faltar com os cuidados.

Não há conhecimento sobre a verdadeira causa do melasmas, sabe-se apenas que ele aparece por conta da alta quantidade de melanócitos na pele, que está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais, fatores hormonais, predisposição genética e gravidez.

Infelizmente, o melasma não tem cura. Desta forma o tratamento é voltado para o controle e prevenção de novas manchas. Os cuidados devem ser contínuos, pois se trata de uma condição crônica que tende a piorar se for deixada sem atenção.

O tratamento deve ser realizado para prevenção contra novas manchas, com uso de cremes clareadores, peelings, tratamentos a laser e a principal maneira de prevenir é evitar o sol e calor. Por isso recomenda-se o uso do protetor solar diariamente.

Élin C. Oliveira

Élin C. Oliveira é Técnica em Estética formada pela Faculdade de Telêmaco Borba / PR.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *