Frei Thomaz promove ação social sobre prevenção ao câncer de mama

1032 0

A Escola Municipal Frei Thomaz, localizada na R. Dom Pedro II, 1052, em Reserva, coordenada pela Diretora Romilda Carneiro Machado, vivenciou neste ultimo dia 26 o “Outubro Rosa” por meio de ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e com a participação de funcionários, alunos e pais de alunos do estabelecimento.

Foi trabalhado o tema por parte das professoras no dia anterior através de textos sobre o assunto, os quais foram levados pelas crianças para seus lares.

O evento, além das palestras de conscientização, houve apresentação de danças e o sorteio de prêmios para todos que estavam com roupas na cor “rosa”.

Outubro é mundialmente conhecido como o mês do combate e prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa é um movimento popular que teve início a mais de 15 anos nos Estados Unidos, esse nome foi implantado para justamente remeter à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e também à feminilidade que historicamente vem sendo representada pela cor rosa.

Desde 1997, entidades, empresas e a própria população promovem ações voltadas à conscientização da população quanto a realização de exames que possam detectar previamente a doença que atinge mais de 50 mil mulheres no Brasil anualmente.
Com o objetivo de alertar o maior número de pessoas possíveis para a importância da causa, surgiu a iniciativa de iluminar monumentos históricos com a cor rosa.

Pelo mundo, a iluminação já foi vista em locais como a Torre Eiffel, na França. Já no Brasil, até mesmo o Cristo Redentor, maior símbolo do país, já recebeu a coloração.
Além das ações visuais, caminhadas e outros eventos sociais que várias cidades organizam para lembrar a população a respeito da importância dos exames preventivos, alguns municípios realizam mutirões de mamografia para que as mulheres possam realizar um exame detalhado capaz de identificar nódulos ainda em seu estágio inicial.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *