5 dicas para um café da manhã equilibrado

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Para se sentir bem disposto ao longo do dia é importante tomar um café da manhã balanceado, que inclua proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos.

Depois de um longo período de jejum, esta é a principal refeição que tem a função de repor a energia gasta pelo organismo durante o sono e também colaborar para as atividade do começo do dia. Garantindo melhor disposição ao longo do dia e ainda contribui para não chegar na hora do almoço com aquela fome “voraz”.

Ingerir os grupos de alimentos corretos é essencial, sempre optar por itens com nutrientes variados e que ajudem a manter a sensação de saciedade.

Vamos as dicas, anote os cinco grupos de alimentos selecionados como sugestão para compor o seu café da manhã:

  1. Inclua uma fonte de cálcio e proteínas. Exemplo: leite e seus derivados (iogurte, queijos de preferencia brancos, requeijão caseiro, nata) e ovos.
  2. Invista em cereais integrais. Ex: pães integrais, bolo simples feita com farinha integral, cookies integrais, granola, torradas. Eles fornecem energia para começar bem a manhã e as fibras ajudam a manter a saciedade.
  3. Adicione uma fonte de gordura insaturada, importantes para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças cardiovasculares. Ex: azeite de oliva, sementes (chia, linhaça, semente de girassol) castanhas, amêndoas, abacate.
  4. Deixe ainda mais gostoso, incluindo frutas, que são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais.
  5. Beba chá. Os chás (verde e preto) possuem teanina, um aminoácido que ajuda a aumentar a atenção e foco nas atividades. Alem de varias outras propriedade, como detoxicante, antioxidante, calmante e outros.
Lara Franceschetto

Lara Franceschetto

Lara Franceschetto é Nutricionista no Supermercado Lopata Formada em Nutrição pelo CESCAGE no ano de 2013 Pós Graduação pela Faculdade Estácio

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