Projetos educacionais

1812 0

Algo extremamente importante em nossas vidas, seja pessoal ou profissional, seria o planejamento, o que não seria diferente dentro do campo da atividade educacional. Um professor, por exemplo, quando vai para a sala de aula precisa ter em mente um planejamento, precisa de um plano, pois ele não pode simplesmente chegar em frente a classe, pensar o que será a aula daquele dia, o que ele pretende com aquela aula, quais os objetivos.
     Toda escola também tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e para isso elas lançam mão dos projetos educacionais.

Projetos são ações concretas a serem executadas, necessárias ao processo de ensino-aprendizagem
     O trabalho com projetos educacionais propicia a atividade coletiva e cooperativa, permitindo ao aluno vivenciar múltiplas relações reais para firmar-se como sujeito. O resultado de um projeto educacional proporciona ao aluno vivenciar, por exemplo, a experiência , saber se comprometer com suas decisões e suas escolhas, saber planejar suas ações, ou seja, um projeto educacional tem por finalidade fazer com que a criança aprenda a assumir responsabilidades, ser agente de seu aprendizado produzindo algo com sentido, compatível e viável a sua realidade. Um bom projeto educacional requer planejamento. Ele deve ser planejado e discutido entre os envolvidos, requer investimento, pesquisa, estudo. O projeto educacional geralmente é constituído por uma estrutura que abrange: 

– Objetivos
– Justificativa
– Localização

Cronograma
– Metodologia
– Recursos humano

    Trabalhar com projetos significa uma transformação para os alunos, na qual eles deixam de seguir ordens e passam a executar atividades de aprendizagem direcionadas por eles mesmos; deixam de memorizar e repetir e passam a descobrir, integrar e apresentar; deixam de ouvir e reagir e passam a comunicar e assumir responsabilidades; não se trata só do conhecimento de fatos, termos e conteúdo, mas sim de compreender os processos; passam da teoria à aplicação da teoria.

      Aprendendo a ser, a conviver, a fazer e a conhecer. Os professores precisam de organização e cooperação, precisam ter capacidade e conhecimento para superar os desafios iniciais, por exemplo uma equipe de apoio e logística pode ajudar criando cronogramas mais flexíveis, como calendários ou horário para planejamento em equipe, pode oferecer aos professores oportunidades de desenvolvimento profissional.
     Para que um projeto educacional seja bem sucedido é necessário observar atentamente todas as suas etapas para que não haja falhas no que diz respeito aos objetivos que se pretende alcançar. No entanto, é importante que bom projeto precisa estar articulado, precisa ser discutido com os demais participantes. A sua condução deve envolver operações essenciais para aquisição do saber, gerando uma transformação qualitativa e quantitativa no desenvolvimento do aluno. Pensar em projetos educacionais como prática pedagógica é pensar não só no trabalho do professor, como também no aluno.
Está semana tivemos em nosso município um projeto desenvolvido no Colégio Estadual Manoel Antonio Gomes onde podendo acompanhar notou-se o comprometimento tanto de professores quanto alunos e toda comunidade escolar. O objetivo desta gincana por certo foi atingido. Parabéns ao CEMAG pela belíssima semana do qual o conhecimento foi o foco. Parabéns aos organizadores e colaboradores. Parabéns aos alunos que se dedicaram muito. Foi um sucesso.

Regiane de Souza Soltovski

Regiane de Souza Soltovski Licenciada em matemática e Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua a 25 anos na educação do município de Reserva/PR. É empresária e Proprietária da Superação Vestibulares e Colunista de Educação do Portal Reserva News.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *