Cuidar da Saúde Bucal infantil e do idoso ganha destaque

1669 0

O Secretário Municipal de Saúde, Cláudio de Souza esteve na Assembléia Legislativa em Curitiba na noite da última Segunda- Feira, dia 26 novembro de 2018. Na oportunidade o Secretário representou o prefeito Frederico Bittencourt Hornung e recebeu o Prêmio Gestor Público do Paraná 2018.

Na ocasião foram premiados 33 municípios de 120 que apresentaram os melhores projetos em atuação nos municípios. Reserva apresentou esse projeto, “Os dois extremos da Saúde Bucal” que foi elaborado pela Cirurgiã Dentista Drª Lucila Micheten que estava presente na solenidade juntamente com a Drª Marcela Soares e a colaboradora Silmara Souza.

A Necessidade de promover a Saúde Bucal em idades de 00 a 24 meses, e de pacientes crônicos que utilizam o PSF Ferreira para consultas com médicos e que são pacientes crônicos que buscam medicações na Unidade, não tendo nenhum acompanhamento na Saúde Bucal, enfatizando dessa
forma o porquê de ter orientação de escovação e de olhar para dentro da sua boca no contexto de lingua, bochecha e lábios saudáveis.

Por mais que se fale em promoção e prevenção as duas esferas bebês e idosos crônicos, são pacientes que a família acredita que não precisa de tratamento e nem de prevenção bucal, porque uma não tem dentes ainda e a outra por que está no fim da sua jornada de vida!
Conscientização do porquê ter um olhar diferente nessas idades, que os pacientes adultos têm
uma resistência grande devido não possuir dentes, não usar prótese, e principalmente por possuírem trauma de como era a Odontologia do passado, muitos adaptaram,-se com poucos dentes ou nenhum e não tiveram oportunidade de fazer prótese, ou simplesmente ninguém da família preocupou-se com isso.

Há um tabu muito grande normalmente ao serem abordados eles rejeitam a visita ao dentista.

Está sendo um trabalho de abordagem diferente com conversas , fotos tiradas do celular , incentivando assim a eles aceitarem e melhorarem sua auto-estima. Com os bebês o grande incentivo foram as fotos postadas num mural dentro da Unidade, Os familiares estão cada vez mais aderindo a consulta do bebê e entendendo do porquê de tudo isso . Existe uma certeza que irão chegar em 2020, com um custo menor dentro da Odontologia do município, prevenindo as futuras gerações de perdas e traumas nos dentes, na fala, nos medicamentos, e principalmente na geração que irão ser os principais personagens na História de nosso município. Quanto aos idosos, Há uma convicção de que a qualidade de vida será ampliada devido um sorriso saudável e com satisfação bucal.
Trabalhando com uma abordagem diferente os extremos da vida, começando e terminando com saúde
bucal, os reflexos terá em positivo a prevenção e saúde.
Todos os bebês até 30 meses, e todos os idosos crônicos que utilizam o Serviço Público de
Saúde, aonde possuem um alto custo com medicações e consultas médicas, tendo um espaço do Consultório da Unidade e um Escovário terão atendimento sem custo, e também existe orçamento próprios de Audiovisuais e Orientações, beneficiários Diretos população do Bairro Ferreira, e indiretos auxilia a família cuidadora que tem um objetivo de diminuir a carie dentaria na primeira infância e dar condições melhor de vida.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *