A hipersensibilidade dentinária mais conhecida como sensibilidade nos dentes, é um problema que um grande número de pessoas tem atualmente. Pode ser causada por vários fatores, entre os mais comuns são cáries, erosão do esmalte e recessão gengival. Em todos os casos ocorre a sensibilidade devido a exposição da dentina, que contem prolongamentos nervosos e quando ocorre o contato com líquidos gelados ou alimentos pode ocorrer uma dor aguda.
No caso das cáries ocorre sensibilidade quando é uma cavidade com uma profundidade significativa e pode ser resolvida com uma boa restauração dentária. Em cavidades mais profundas pode ser necessário um tratamento de canal.
A erosão do esmalte ocorre por vários motivos, os mais comuns são escovar os dentes com muita força, bruxismo e alimentos ácidos. Em casos avançados normalmente é recomendado a restauração da área que sofreu a erosão.
A recessão gengival caracteriza-se pela perda de gengiva deixando parte da raiz exposta e assim causando sensibilidade. Escovação forçada, problemas na mordida e movimentações ortodônticas são as causas mais comuns. O tratamento mais indicado para esse caso é cirúrgico através de enxertos ou reposicionamento gengival.
Em casos de pequena exposição consegue-se resolver com aplicação de flúor dessensibilizante e cremes dentais para dentes sensíveis. Os cremes dentais apresentam bons resultados, mas seu uso deve ser contínuo, caso a pessoa pare de usar a sensibilidade pode voltar.
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…