A hipersensibilidade dentinária mais conhecida como sensibilidade nos dentes, é um problema que um grande número de pessoas tem atualmente. Pode ser causada por vários fatores, entre os mais comuns são cáries, erosão do esmalte e recessão gengival. Em todos os casos ocorre a sensibilidade devido a exposição da dentina, que contem prolongamentos nervosos e quando ocorre o contato com líquidos gelados ou alimentos pode ocorrer uma dor aguda.
No caso das cáries ocorre sensibilidade quando é uma cavidade com uma profundidade significativa e pode ser resolvida com uma boa restauração dentária. Em cavidades mais profundas pode ser necessário um tratamento de canal.
A erosão do esmalte ocorre por vários motivos, os mais comuns são escovar os dentes com muita força, bruxismo e alimentos ácidos. Em casos avançados normalmente é recomendado a restauração da área que sofreu a erosão.
A recessão gengival caracteriza-se pela perda de gengiva deixando parte da raiz exposta e assim causando sensibilidade. Escovação forçada, problemas na mordida e movimentações ortodônticas são as causas mais comuns. O tratamento mais indicado para esse caso é cirúrgico através de enxertos ou reposicionamento gengival.
Em casos de pequena exposição consegue-se resolver com aplicação de flúor dessensibilizante e cremes dentais para dentes sensíveis. Os cremes dentais apresentam bons resultados, mas seu uso deve ser contínuo, caso a pessoa pare de usar a sensibilidade pode voltar.
O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…
A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…
Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…
A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…
A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…
Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…