Saiba mais sobre a hipersensibilidade dentinária

1943 0

A hipersensibilidade dentinária mais conhecida como sensibilidade nos dentes, é um problema que um grande número de pessoas tem atualmente. Pode ser causada por vários fatores, entre os mais comuns são cáries, erosão do esmalte e recessão gengival. Em todos os casos ocorre a sensibilidade devido a exposição da dentina, que contem prolongamentos nervosos e quando ocorre o contato com líquidos gelados ou alimentos pode ocorrer uma dor aguda.

No caso das cáries ocorre sensibilidade quando é uma cavidade com uma profundidade significativa e pode ser resolvida com uma boa restauração dentária. Em cavidades mais profundas pode ser necessário um tratamento de canal.

A erosão do esmalte ocorre por vários motivos, os mais comuns são escovar os dentes com muita força, bruxismo e alimentos ácidos. Em casos avançados normalmente é recomendado a restauração da área que sofreu a erosão.

A recessão gengival caracteriza-se pela perda de gengiva deixando parte da raiz exposta e assim causando sensibilidade. Escovação forçada, problemas na mordida e movimentações ortodônticas são as causas mais comuns. O tratamento mais indicado para esse caso é cirúrgico através de enxertos ou reposicionamento gengival.

Em casos de pequena exposição consegue-se resolver com aplicação de flúor dessensibilizante e cremes dentais para dentes sensíveis. Os cremes dentais apresentam bons resultados, mas seu uso deve ser contínuo, caso a pessoa pare de usar a sensibilidade pode voltar.

Cícero Ayres de Mello Netto

Cirurgião Dentista Implantodontista na empresa Odontologia Ayres Formado pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *