A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirma o primeiro caso Dengue em Telêmaco Borba este ano de 2019. A SMS registrou até o momento 23 casos notificados, 16 descartados, um confirmado e seis aguardando resultado.
O último levantamento de índice de infestação mostrou que o município está em situação de risco médio para epidemia. Os principais depósitos com presença de larva foram encontrados dentro das residências. O Ministério da Saúde sinaliza que 2/3 dos criadores do Aedes estão nas residências.
Períodos de chuva e calor oferecem um ambiente propício para a proliferação do mosquito, além disso, identificar laboratorialmente um caso positivo de dengue, significa que além da presença do mosquito existe a circulação viral.
Por isso, os serviços públicos e a sociedade devem trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.
A medida de prevenção mais eficaz é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Não tendo depósito de água, não teremos o mosquito transmissor.
A orientação da SMS é para que toda família determine um dia da semana como dia de combate aos focos do Aedes na sua residência. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.
Saiba como deixar sua casa ou apartamento livre do mosquito:
Outas medias de prevenção importantes são:
– Uso de Repelentes e inseticidas, seguindo as instruções do rótulo.
– Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).
– Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas.
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde e não tomar medicamentos por conta própria. Dor abdominal intensa e vômitos persistentes são sinais de alarme na dengue. Fique atento!
Fonte - Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba